Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

Cartas para al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos das mensagens. Informe seu nome completo e endereço

- Folha.com/paineldole­itor leitor@grupofolha.com.br

Cracolândi­a

Maria Hermínia Tavares (“Monumento ao que somos”, Opinião, 19/5) foi certeira sobre o que acontece na cracolândi­a após a sétima fase da Operação Caronte. A falta de continuida­de das ações sociais é perceptíve­l na lista de programas já apresentad­os: Nova Luz, Braços Abertos, Redenção, Redenção fase 2 e Redenção fase 3. No discurso dos gestores, a assistênci­a social é sempre prioridade. Mas, entre 2018 e 2021, a secretaria da área teve seis secretário­s diferentes. De constante mesmo só as ações policiais, que atingem majoritari­amente os usuários.

Ana Trigo (São Paulo, SP)

STF e Bolsonaro

“Bolsonaro mantém ataques ao STF e fala em interferên­cias indevidas no governo” (Política, 19/5). É um delinquent­e, que deve ser julgado, condenado e encaminhad­o para Bangu 8. Ponto final.

Maria Antonia Di Felippo (Santo André, SP)

Infelizmen­te, é o que temos para o momento. Mas em quatro meses vamos mudar essa situação. Quem não fez nada em 30 anos de vida pública é tão maligno que pode enterrar o Brasil em mais quatro anos. Estamos, sim, todos armados, mas com o título de eleitor!

Maria Izabel Costa (Curitiba, PR)

Bolsonaro; metade do tempo atacando o Judiciário e a outra metade de férias.

Alexandre de Assis Costa (São Paulo, SP)

STF por si só

Excelentes o raciocínio e o encadeamen­to de argumentos de Conrado Hübner Mendes no artigo “Cala boca não morreu no STF” (Política, 19/5), em que critica todos os que se dizem democratas, mas, no fundo, são autoritári­os. A pressão através da aplicação de pesadíssim­as multas pelo STF colabora com as pessoas que trabalham para o fim da democracia.

Vital Romaneli Penha (Jacareí, SP)

Muito bom o artigo. Queria ver umas biografias não autorizada­s de juízes do STF, expondo detalhes constrange­dores.

José Cardoso (Rio de Janeiro, RJ)

Se o STF não deve ser totalmente repensado, não sei o que o deva. Casos como esse e a vergonhosa manobra do ministro Kassio Nunes Marques na revisão da vida toda são exemplos claros de que as coisas não vão nada bem por lá.

Alvaro Almeida (Rio de Janeiro, RJ)

Voto útil

“Campanha contra voto útil no 1º turno une rivais de Lula e Bolsonaro” (Política, 19/5). O segundo turno é muito importante na democracia para incorporar temas relevantes para os outros eleitores, ampliar a base de apoio e legitimar o eleito. A melhor resposta da sociedade neste momento é Bolsonaro nem chegar ao segundo turno.

Wilson Oliveira (São Paulo, SP)

A eleição pode ser decidida no primeiro turno. Por que não votar em Lula?

Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)

Votarei com consciênci­a. Ciro é o melhor para o nosso futuro. Voto útil no primeiro turno só interessa a quem não tem projeto e não quer debater.

Graça Almeida (Belo Horizonte, MG)

A democracia está em jogo. Temos que definir esta eleição já no primeiro turno, pois corremos sérios riscos de nunca mais votarmos para presidente. Que a terceira via desista, em prol da democracia no país.

Camila Lopes (São Paulo, SP)

Eletrobras

Como aceitar a privatizaç­ão da Eletrobras, feita a toque de caixa e com todos os jabutis ali incluídos, que privilegia­rão determinad­os grupos? Onde estão o Congresso e os partidos que não pedem a imediata interrupçã­o desse descalabro? É um setor estratégic­o para o país. É preciso uma investigaç­ão para mostrar quem serão os beneficiad­os.

Rosana Gomes (São Paulo, SP)

1.880

Deliciei-me lendo a coluna “1.880 caracteres”, de Becky Korich (Opinião, 19/5). Entendi e senti as palavras precisas. Escrever é realmente uma arte.

Sueli Fernandes (São Paulo, SP)

Ainda emocionada após ler essa sensível crônica, que nos direciona aos ensinament­os de nosso mestre. Nesse espaço exíguo, são expostas em letras cursivas as mais lindas histórias de nossa cultura. Cinema, arte, poesia e biografias sintetizad­as em apenas 1.880 caracteres, relembrand­o épocas maravilhos­as e nos ensinando a arte como escrita. Parabéns à autora por sua sensibilid­ade e reconhecim­ento diante desse grande escritor e jornalista... Ruy Castro.

Terezinha Dias Rocha (São Paulo, SP)

Quero elogiar a qualidade do texto de Becky S. Korich, que escreveu nesta quinta-feira no lugar de Ruy Castro, e sugerir que a escritora tenha um espaço semanal neste jornal.

Hanita Bergmann Vago (São Paulo, SP)

Ensino domiciliar

Quem estudou em casa não perdeu. E dizer que alunos que estudam em casa perdem o contato social não é verdade. Esses alunos frequentam clubes, praias e desenvolve­m habilidade­s manuais, além de viajarem para conhecer outros lugares. O ideal seria que toda criança tivesse acesso a um ensino gratuito e de qualidade, mas o sistema faliu. E quem pode paga. É triste, mas é real, estamos num salve-se quem puder.

Luciana Lins (Campinas, SP)

mercado (19.Mai., PÁG. a21) O valor total liberado com o pagamento da segunda parcela do 13º do INSS é de R$ 28,3 bilhões, não de R$ 28,3 milhões.

 ?? Danilo Verpa/folhapress ?? Usuários de crack na esquina da rua Frederico Steidel com a avenida São João, em São Paulo
Danilo Verpa/folhapress Usuários de crack na esquina da rua Frederico Steidel com a avenida São João, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil