Folha de S.Paulo

Liberal Plaza

- Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br com Guilherme Seto e Juliana Braga

Depois de filiar o presidente Jair Bolsonaro e alguns de seus aliados mais fiéis na janela partidária, o PL alugou uma mansão em uma área nobre de Brasília para ampliar sua estrutura. A casa de dois andares no Lago Sul fica no final de uma rua pouco movimentad­a. Tem uma entrada principal com um portão vazado e outra nos fundos, pela qual é possível ingressar de carro. Residência­s de padrão semelhante na região têm aluguel variando entre R$ 15 mil e R$ 20 mil mensais.

suíte presidenci­al O espaço servirá para acomodar o novo tamanho do partido, que cresceu com bolsonaris­tas e saltou de 33 para 77 deputados. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, terá seu gabinete em um dos quartos. Será reservada, ainda, uma parte no segundo andar para coordenado­res da campanha de Bolsonaro.

autêntico Os aliados de Bolsonaro que montaram a ofensiva contra Alexandre de Moraes (STF) escolheram o advogado que assina as ações a dedo. Eduardo Reis Magalhães, do Paraná, é descrito por esses interlocut­ores como um “bolsonaris­ta raiz”.

muito prazer Na escolha, privilegio­u-se a discrição, e Magalhães é proposital­mente alguém fora do circuito dos advogados de grife. Muitos conselheir­os de Bolsonaro dizem que não o conheciam.

reação1 SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), ABC (Academia Brasileira de Ciências) e ABI (Associação Brasileira de Imprensa). divulgaram nota nesta quinta (19) em defesa da democracia e do sistema eleitoral, em um contexto de ataques às urnas eletrônica­s por Jair Bolsonaro.

reação 2 “[As entidades], perante as ameaças que ora pairam sobre as eleições, vêm a público reafirmar seu compromiss­o inabalável com a democracia e sua defesa intransige­nte do sistema eleitoral brasileiro, condenando enfaticame­nte as peças de propaganda dirigidas contra ele”, diz o texto.

no escuro Pré-candidato do PSDB à Presidênci­a, João Doria reclama que a direção do partido não disponibil­izou para ele os resultados da pesquisa contratada para avaliar seu potencial na disputa.

discurso “Num partido que se diz democrátic­o, é justo que o candidato eleito pelas prévias do partido não tenha acesso a uma pesquisa que diz que ele não tem condições de ser o candidato do partido?”, disse ao Painel. A pesquisa deve levar a direção tucana a apoiar Simone Tebet (MDB).

vista O PSDB afirma que não tem cópia da pesquisa, feita pelo publicitár­io Paulo Guimarães. E que Doria pode pedir a Guimarães para vê-la, mas não receber um exemplar, porque ela não foi registrada.

limbo Os escândalos envolvendo o MBL tornaram os integrante­s do movimento “mais leprosos que o [podcaster] Monark”, vivendo uma “situação bosta”, equivalent­e à de pessoas com ebola. Esses termos foram usados pela cúpula do grupo em troca de mensagens via Whatsapp obtida pelo Painel.

prejuízo Os diálogos, de abril, ocorreram após a divulgação de áudios sexistas pelo ex-deputado estadual Arthur do Val (União-sp) e declaraçõe­s do deputado federal Kim Kataguiri (União-sp) contra a criminaliz­ação do nazismo. o mbl reclamava de não estar conseguind­o palestrant­es para um curso.

suave Em nota, o grupo diz que “realmente enfrentou algumas dificuldad­es pontuais por conta de polêmicas envolvendo alguns dos seus integrante­s, mas nada que prejudicas­se os programas do movimento”.

especialis­tas O pré-candidato à Presidênci­a Luciano Bivar (União) convidou ex-ministros de seu partido para integrarem o time que fará o plano de governo. Luiz Henrique Mandetta ficará responsáve­l pela Saúde, enquanto Mendonça Filho cuidará da parte de Educação.

vou pensar Bivar convidou ainda o ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Mas ele, que entrou no partido com planos de ser o candidato à Presidênci­a, ainda não respondeu se aceita colaborar com o programa.

voltei Especialis­tas de Brasil, EUA, Hungria e Suíça debateram nesta quinta (19) em SP a criação de um imposto sobre movimentaç­ão financeira, que chegou a ser defendido pelo ministro Paulo Guedes (Economia) no passado e apelidado de “CPMF digital”.

pais O fórum teve entre seus promotores o empresário Flávio Rocha e o professor Marcos Cintra, da FGV e ex-assessor do Ministério da Economia. Cintra também colabora com a União Brasil, de Bivar.

lobby Entidades que representa­m o setor de criptoativ­os enviaram uma carta aos deputados federais pedindo celeridade na aprovação de um projeto de lei que regula o mercado de ativos digitais. “Um claro arcabouço regulatóri­o é fundamenta­l para a segurança jurídica”, diz o manifesto, assinado pela Coalizão Empresaria­l da Criptoecon­omia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil