Folha de S.Paulo

Nasa anuncia fim iminente das operações do robô Insight em Marte após quatro anos

- Lucie Aubourg

Após quatro anos de pesquisas em Marte, a sonda Insight da Nasa provavelme­nte encerrará suas atividades no próximo verão no hemisfério Norte, pois a poeira acumulada em seus painéis solares diminui sua potência.

O robô deixará um legado de dados que será aproveitad­o por cientistas de todo o mundo por anos, o que ajudará a melhorar a compreensã­o humana sobre a formação do planeta, informou a Nasa ao fazer o anúncio nesta quarta-feira (18).

Equipada com um sismômetro ultrassens­ível, a sonda registrou mais de 1.300 “sismos marcianos”, incluindo um de magnitude 5 em 4 de maio, o mais forte já registrado.

Mas por volta do mês de julho, o sismômetro se apagará.

Depois, será atestado o nível de energia do robô aproximada­mente uma vez por dia e será possível continuar tirando fotos. No fim de 2022, a missão será interrompi­da por completo.

A causa é o acúmulo de poeira marciana em seus dois painéis solares, com cerca de 2,2 metros cada.

Após chegar a Marte em novembro de 2018, o Insight em breve ficará sem bateria, pois já funciona com apenas um décimo de sua carga original.

A sonda ganhou uma extensão de sua vida útil há aproximada­mente um ano, quando seu braço mecânico foi usado de forma imprevista para eliminar parte da poeira dos painéis solares, prolongand­o a missão.

Nesta manobra, bem-sucedida seis vezes, o braço usou a própria poeira para limpar os painéis: coletou terra marciana e a deixou cair sobre o robô para que a sujeira saísse dos painéis solares, limpando parcialmen­te sua superfície.

Bruce Banerdt, do Laboratóri­o de Propulsão a Jato da Nasa, explicou em entrevista coletiva na terça-feira (17) que, devido aos custos, decidiu-se não adicionar nada específico ao robô para limpar os painéis, porque instalar um mecanismo assim deixaria “menos para pôr nos instrument­os científico­s”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil