Folha de S.Paulo

Cidadão Cannes

-

Mostra tua cara 1

Ausente da programaçã­o oficial do Festival de Cannes, salvo pela exibição da cópia restaurada de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, o Brasil aparece no evento em dois grandes estandes montados no Marché du Film, o mercado de cinema que acontece em paralelo ao festival.

Mostra a tua cara 2

O Cinema do Brasil, programa criado há 16 anos pelo sindicato paulista do audiovisua­l para promover a produção nacional, fincou um espaço bem no corredor central do Marché. Logo na sua frente quem se estabelece­u foi o estande da Spcine, a empresa paulistana de fomento ao cinema e à televisão.

Mostra a tua cara 3

A Spcine, aliás, ganhou uma reportagem de destaque na edição física da revista Variety, que circula no festival. “São Paulo emerge como um player central no audiovisua­l brasileiro pós-pandemia”, diz o texto, que destaca que a cidade está aumentando em quatro vezes o valor do incentivo destinado a produções internacio­nais que escolham rodar na capital paulista, chegando agora a R$ 40 milhões.

Mostra a tua cara 4

Autor da reportagem, John Hopewell também entrevisto­u o secretário estadual da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que falou de como a pandemia ceifou 240 mil do 1,5 milhão de postos de trabalho na economia criativa no estado de São Paulo e que um programa selecionou 10 produtoras, incluindo cinco start-ups, para comparecer­em a Cannes.

Serve mais uma

No estande do Cinema do Brasil, aliás, um coquetel foi oferecido para atrair negociante­s. Na tarde de quinta-feira, o pedido era um só —batida de coco, servida por um barman que se esforçava para acertar a pronúncia do drinque.

Também quero

Depois de Cannes anunciar uma parceria com o Tiktok, foi o Facebook que resolveu entrar na dança, ou melhor, a Meta. O conglomera­do de Mark Zuckerberg agora corre para abrir um espaço para criadores de conteúdo no Palais Bulle, mansão futurista que já foi habitada por Pierre Cardin.

Subindo no salto

Quatro anos após o movimento feminista Metoo ter dado tom ao festival, o evento retrocedeu uns passos e voltou a barrar mulheres que não usam salto alto no tapete vermelho dassessões­degala.

Guilherme

Genestreti e LS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil