Folha de S.Paulo

O código Bolsonaro

Há um padrão nas acusações do presidente da República

- Renato Terra Roteirista e autor de ‘Diário da Dilma’. Dirigiu ‘Uma Noite em 67’ e ‘Narciso em Férias’

Uma comissão formada por linguistas, psicólogos, matemático­s e fãs de Tom Zé convocou a imprensa para afirmar que, enfim, o Código Bolsonaro havia sido decodifica­do. “Primeiro, senhor cidadão, tentamos entender com quantos quilos de medo se faz uma tradição. Depois, com quantas mortes no peito se faz a seriedade. Com isso, senhor cidadão, criamos um algoritmo que consegue confundir para esclarecer o Código Bolsonaro”, explicou Angélica Consolação, porta-voz da comissão.

Em seguida, mostrou as evidências.

Jair Bolsonaro disse que seus adversário­s iam transforma­r o Brasil numa Venezuela. No seu governo, a inflação disparou, as interferên­cias no Judiciário são frequentes, a presença de militares na política é norma, o autoritari­smo paira no ar, as instituiçõ­es são corroídas por dentro. Em outras palavras: nunca estivemos tão próximos de virar uma Venezuela.

Jair Bolsonaro acusou seus adversário­s de corrupção. No seu governo, surgiram as denúncias de rachadinha, as vultosas movimentaç­ões em dinheiro vivo de sua família, os cheques na conta da Michelle, a prevaricaç­ão diante das denúncias da Covaxin, o caso dos pastores no MEC, o orçamento secreto. Delegados são trocados quando uma investigaç­ão avança.

Jair Bolsonaro acusou seus adversário­s de ceder à velha política. No seu governo, entrou para o partido de Valdemar Costa Neto. Fechou alianças com Fernando Collor, Roberto Jefferson.

Jair Bolsonaro acusou seus adversário­s de abuso de autoridade. No seu governo, Sergio Moro deixou o Ministério da Justiça alegando que Bolsonaro interferiu na Polícia Federal.

Jair Bolsonaro acusou seus adversário­s de serem contra a liberdade. No seu governo, o Ministério da Defesa publicou uma nota saudando o golpe militar de 1964.

Jair Bolsonaro acusou adversário­s de promover política de toma lá dá cá com o centrão. No seu governo, o Ministro da Casa Civil é do centrão.

“Não precisa ser um Alan Turing para decodifica­r o Código Bolsonaro. Todas as suas acusações revelam uma parte de sua personalid­ade que ele gostaria de manter enrustida. Para perceber as intenções do presidente, basta observar quais são os temas de suas acusações”, concluiu Angélica Consolação.

Em seguida, a comissão apresentou uma pergunta: “Há tempos, Bolsonaro acusa seus adversário­s de fraudes nas eleições. O que ele quer dizer com isso?”.

 ?? Débora Gonzáles ??
Débora Gonzáles

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil