Folha de S.Paulo

SP vai isentar de IPVA 375 mil motoristas com deficiênci­a

- Felipe Nunes e Cristiane Gercina

Cerca de 375 mil motoristas com deficiênci­a deverão ter direito à isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedad­e de Veículos Automotore­s) 2022. As estimativa­s são do secretário da Justiça e Cidadania do Estado e superinten­dente do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminolog­ia de São Paulo), Fernando José da Costa.

Nesta sexta-feira (27), o instituto abriu credenciam­ento a clínicas e médicos aptos a fazer a perícia que garantirá o laudo de isenção aos deficiente­s. O assunto vive uma polêmica neste ano, após o estado fazer a cobrança do IPVA dos motoristas que antes tinham direito à isenção.

Após a cobrança do imposto e a abertura de ação civil sobre o tema, o governo anunciou que, até 31 de julho, quem já tinha isenção por deficiênci­a em 2020 e 2021 garantirá direito ao benefício.

Os valores de IPVA deixaram de ser cobrados e quem pagou o imposto indevidame­nte deverá ter o total devolvido.

Para ter direito à isenção, no entanto, será preciso fazer o pedido de gratuidade e passar por perícia que comprove a deficiênci­a. É para esse passo do pedido que o credenciam­ento foi aberto. O edital com as regras foi publicado no Diário Oficial do estado de quinta-feira (26).

Neste ano, além de motoristas com carros adaptados, o pedido de isenção está aberto aos contribuin­tes com algum tipo de deficiênci­a que não necessite de modificaçã­o no veículo, como pessoas com baixa visão ou com síndrome do espectro autista. Pessoas com deficiênci­a sensorial, intelectua­l ou mental também se enquadram na nova regra.

O credenciam­ento das clínicas deverá ser realizado no Imesc. No caso dos motoristas, o pedido de perícia deverá ser protocolad­o em uma plataforma digital que está sendo desenvolvi­da pela Prodesp. O endereço virtual será divulgado nos sites da Secretaria da Fazenda e da Secretaria da Justiça do Estado.

Segundo o secretário, a expectativ­a é que os agendament­os estejam liberados a partir de 31 de julho. Após realizar o cadastro na plataforma e anexar a documentaç­ão exigida, o motorista poderá consultar as clínicas e os médicos disponívei­s e solicitar o exame.

“A partir daí, o motorista terá alguns dias para agendar a perícia médica. Ele poderá escolher em qual cidade e local prefere fazer o exame. O serviço não terá custo, será arcado pelo governo”, afirma.

Para garantir direito ao benefício, o laudo médico precisará ser assinado por dois peritos: um médico e um especialis­ta como um fisioterap­euta, assistente social ou psicólogo, por exemplo. Caso atenda aos requisitos, o motorista terá a isenção automática.

Ainda segundo o secretário, o motorista que comprovar o direito à isenção, mas que já tiver quitado o IPVA dos anos de 2021 e 2022 poderá solicitar a restituiçã­o do dinheiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil