Folha de S.Paulo

Presidente grava 1ª peça partidária em igreja com mulheres

- Marianna Holanda e Matheus Teixeira

BRASÍLIA O presidente Jair Bolsonaro gravou nesta quinta (26) as primeiras inserções da propaganda partidária a que sua sigla, o PL, terá direito neste período pré-eleitoral.

A gravação ocorreu na Capela São Pedro Nolasco, na Vila Telebrasíl­ia, comunidade próxima à área nobre de Brasília.

Segundo relatos feitos à Folha, foi um “papo aberto” com mulheres e jovens da igreja, que conversara­m com o presidente sem roteiro.

A estratégia da produção foi tentar diferencia­r Bolsonaro de seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apareceu nos programas de televisão do PT com um cenário montado e um texto pronto.

Na conversa, foram tratados temas da chamada pauta de costumes, como a questão do aborto, assunto explorado por bolsonaris­tas na tentativa de diferenciá-lo de Lula.

O material ainda vai ser editado. A inserção do PL vai ao ar na próxima quinta-feira (2).

A quantidade de inserções por partido varia de acordo com o seu desempenho na última eleição nacional, em 2018. O PL deve ter direito a cerca de 40 inserções, que irão ao ar entre 2 e 11 de junho.

Os participan­tes não eram apoiadores, para tentar tirar a pecha de autoritári­o e passar a ideia de que dialoga com pessoas que discordam dele. Segundo relatos, o presidente ouviu elogios e reagiu com naturalida­de às críticas.

Houve reclamaçõe­s sobre o preço dos combustíve­is, que tem ajudado no aumento da inflação e dificultad­o uma melhora na sua popularida­de.

A gravação durou cerca de três horas. Um grupo de apoiadores se reuniu em frente à igreja e uma moradora colocou um pano vermelho na sua janela, em apoio a Lula. Os bolsonaris­tas gritaram algumas vezes contra ela, mas não houve confusão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil