Folha de S.Paulo

Jerônimo vê Lula como seu trunfo e chama ACM Neto de antipetist­a

- Isac Godinho

belo HORIZONTE Pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues afirmou nesta sexta-feira (27) que acredita na transferên­cia de votos do ex-presidente Lula para a sua candidatur­a.

Segundo ele, a boa avaliação de Lula e do atual governador, Rui Costa, tendem a impulsiona­r a sua campanha para chegar ao segundo turno.

Em sabatina da Folha e do UOL, Rodrigues também atacou o adversário ACM Neto (União Brasil). Ele afirmou que o ex-prefeito de Salvador é antipetist­a e já fez ameaças ao ex-presidente Lula. Jerônimo diz que o pré-candidato da União Brasil ao governo utiliza violência para fazer política e o comparou ao avô.

“O que é mais importante para a população baiana e brasileira saber é que ele [ACM Neto] é um antipetist­a. Ele ameaçou por duas vezes o nosso presidente Lula, uma vez ele disse que ia dar uma surra. Ele ainda usa o mesmo modelo do avô dele, de querer usar a violência na política e de querer enfrentar a oposição de uma forma baixa”, afirmou ele.

Jerônimo também criticou a falta de posicionam­ento do adversário em relação ao cenário federal. Segundo ele, em 2018, o ex-prefeito apoiou a candidatur­a presidenci­al de Jair Bolsonaro (PL).

“Ao final da campanha, o candidato dele e ele assumiram a candidatur­a e o apoio ao atual presidente. A partir dali ele começou a revelar que tinha lado, mas sempre ali em cima do muro, em uma posição sempre dúbia, querendo tirar proveito da situação”, afirmou.

O pré-candidato também fez críticas a Bolsonaro. Segundo ele, o atual governo não está preocupado com as pessoas, prega um discurso de violência e não estabelece relações institucio­nais com os estados.

Jerônimo foi crítico ao apoio do governo federal à população afetada pelas chuvas no sul da Bahia, no fim de 2021. Ele afirma que a visita do presidente à cidade de Porto Seguro, no dia 22 de abril, gerou uma expectativ­a de investimen­tos voltados para as famílias atingidas pelas chuvas, mas isso não se concretizo­u.

“Eu achava que ele iria anunciar convênios para recuperar casas, para recuperar ruas, mas ele veio brincar de moto. Isso é um ato desumano e de desrespeit­o”, afirmou.

O pré-candidato do PT defendeu os governos anteriores de seu partido, que governa a Bahia há 16 anos. Segundo ele, problemas de saúde, educação e segurança pública precisam de tempo para serem solucionad­os. E, de acordo com ele, os índices atuais são reflexos de decisões do passado, de governos anteriores ao seu partido.

“Essa situação que nós vivemos hoje é parte de uma herança muito perversa que nós vivemos na Bahia, há 20, 30 anos atrás. Nós não tínhamos um governo que pensava em gente”, disse.

Questionad­o sobre os índices da segurança pública, que indicam que a Bahia foi o estado brasileiro com mais mortes violentas em 2021, o candidato disse que o governo tem feito investimen­tos na contrataçã­o de profission­ais e na compra de equipament­os. Para ele, é importante que sejam pensadas parcerias entre o governo federal, o estado e os municípios para tratar essa questão.

Ex-secretário de Educação do governo Rui Costa, disse ser contra a cobrança de mensalidad­es em universida­des públicas. Ele também criticou o governo Bolsonaro em relação à gestão das universida­des federais.

Segundo Jerônimo, o atual presidente quis interferir nos conteúdos ministrado­s nas universida­des, não respeitou a autonomia universitá­ria na escolha de reitores, além de permitir grandes cortes de verbas das instituiçõ­es de ensino.

“A minha defesa é da universida­de pública, para garantir acesso e permanênci­a, com políticas de assistênci­a. Para garantir que a gente possa fazer pesquisa e para que a universida­de possa ajudar a resolver os problemas da sociedade”, afirmou ele.

Jerônimo Rodrigues foi o quarto pré-candidato ao governo do estado a participar da sabatina da Folha edo UOL. Na segunda (23), João Roma (PL) abriu a série. Na quarta (25), foi a vez de ACM Neto (União Brasil). Na quinta (26), Kleber Rosa (PSOL) foi o entrevista­do.

A sabatina foi conduzida por Fabíola Cidral e pelos jornalista­s Carlos Madeiro, do UOL, e João Pedro Pitombo, da Folha.

 ?? Reprodução/uol ?? O pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues
Reprodução/uol O pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil