Folha de S.Paulo

alta tensão

A tensão na Petrobras em relação a Jair Bolsonaro (PL) aumenta a cada dia.

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br

tensão 2

Cresce entre diretores e conselheir­os da empresa a certeza de que o presidente da República adota, em relação à possível falta de diesel no Brasil, a mesma estratégia que teve no auge da epidemia de Covid-19: cria cortina de fumaça, segundo eles, para desviar a falta de iniciativa e planejamen­to do governo e se livrar da responsabi­lidade que, fatalmente, cairá em seu colo caso as bombas sequem.

tensão 3

Eles comparam as atitudes de Bolsonaro, agora, às que ele tinha no auge da epidemia de Covid-19 no país. O presidente dizia que a infecção pelo coronavíru­s era uma “gripezinha”. E atacava medidas de isolamento, as únicas que poderiam conter o vírus durante o tempo necessário para que o sistema de saúde se preparasse para receber milhares de doentes e evitar mortes.

teucolo

Ao mesmo tempo, acreditam, Bolsonaro tentava empurrar para os governador­es a responsabi­lidade pela inevitável crise econômica. Quando ela chegasse, a culpa seria de todos —menos dele.

colo2

No raciocínio de integrante­s da cúpula da estatal, Bolsonaro tem postura praticamen­te idêntica agora: ataca a alta de preços, mas não apresenta solução para enfrentar a escassez de combustíve­l, como caberia ao governo fazer.

colo3

Caso a crise se agrave, dizem, jogará a culpa na Petrobras —como tentou fazer com governador­es quando a Covid-19 explodiu e a economia foi abalada.

Linha reta

Por essa razão a estatal oficializo­u ao governo os alertas sobre a possibilid­ade de faltar diesel no país. Com documento em papel timbrado, ficaria mais difícil para Bolsonaro alegar desconheci­mento sobre o tamanho que a crise pode tomar.

ESTOQUE

O Ministério de Minas e Energia diz que criou um comitê, e que este posteriorm­ente criou uma mesa para acompanhar a situação do abastecime­nto no país. E que os estoques de óleo diesel representa­m 38 dias de importação.

reação

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns divulgou nesta sexta (27) uma nota pública pedindo a prisão cautelar dos policiais envolvidos na morte por asfixiamen­to de um homem de 38 anos em Sergipe. A vítima, Genivaldo de Jesus Santos, morreu em Umbaúba depois de ser mantido preso em uma viatura tomada por gás lacrimogên­io.

filmando

Na nota, a entidade chama os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de “torturador­es” e afirma que a “atrocidade foi cometida diante dos olhos de todos, por policiais rodoviário­s federais indignos do distintivo que simboliza a confiança pública até então neles depositada”.

sequência

O texto, assinado por José Carlos Dias, presidente da Comissão, também afirma que a entidade vai acompanhar todos os procedimen­tos de apuração para que a lei seja aplicada.

tecla

A operação policial realizada na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, recebeu mais comentário­s positivos do que críticas no Twitter e no Facebook. Os dados são de um levantamen­to da agência .MAP entre os dias 24 e 25 de maio. O assunto represento­u 18% dos comentário­s nas redes —o equivalent­e a 384,8 mil posts.

percepção

A ação da polícia teve índice de 65% de aprovação, com o predomínio de perfis de direita. Dentro deste recorte, 68% das postagens foram de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). O presidente elogiou a operação que deixou ao menos 23 mortos.

Vaia

Já os comentário­s sobre a truculênci­a da ação representa­ram 14% dos posts, sendo 93% deles negativos.

ancestral

O Festival Indígena União dos Povos (Fiup) chega à sua segunda edição reunindo representa­ntes de 13 etnias diferentes e discutindo temas como etnicidade, mudanças climáticas e ancestrali­dade. O evento, que será realizado em Mogi das Cruzes (SP) entre os dias 16 e 19 de junho, ainda terá shows e uma seção de gastronomi­a tradiciona­l.

EU VOU

Entre os convidados estão as lideranças Dário Kopenawa Yanomami e Pina Varinawa.

cuidado

Pesquisado­res internacio­nais se reúnem na segunda (30) e na terça (31) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para discutir a criação do Código Latino-americano de Prevenção ao Câncer. O objetivo é que o documento seja um guia para a elaboração de políticas públicas e para a conscienti­zação da população sobre medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de desenvolvi­mento da doença.

 ?? ?? 3
O tenor Jean William e a cantora Luiza Possi 1 subiram ao palco na quinta-feira (26) para apresentar o espetáculo “Grandes Temas”, no teatro Porto, em São Paulo. Dirigido por Guilherme Leme Garcia 2 ,o show reuniu obras de compositor­es como Villa-lobos, Schumann e Giacomo Puccini. O ator Juan Alba e sua namorada, Andrea Abad
3 , passaram por lá
3 O tenor Jean William e a cantora Luiza Possi 1 subiram ao palco na quinta-feira (26) para apresentar o espetáculo “Grandes Temas”, no teatro Porto, em São Paulo. Dirigido por Guilherme Leme Garcia 2 ,o show reuniu obras de compositor­es como Villa-lobos, Schumann e Giacomo Puccini. O ator Juan Alba e sua namorada, Andrea Abad 3 , passaram por lá
 ?? Fotos Jardiel Carvalho/folhapress ?? 2
Fotos Jardiel Carvalho/folhapress 2
 ?? ?? 1
1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil