Folha de S.Paulo

Contra robôs, Anatel revoga ligações grátis de até 3 segundos

-

são paulo A Anatel (Agência Nacional de Telecomuni­cações) revogou na terça-feira (21) a gratuidade de ligações com menos de três segundos, dando sequência às ofensivas contra o telemarket­ing abusivo.

A nova medida busca barrar o cresciment­o das chamadas automática­s, conhecidas como robocalls. Essas ligações são feitas automatica­mente por computador­es (robôs) que disparam milhares de ligações por dia por um mesmo número (em geral, não fornecido pelas operadoras).

Agora, o órgão liberou a cobrança para ligações feitas e atendidas a partir do primeiro segundo.

A medida é parte de uma série de ações do órgão nos últimos meses para conter ligações indevidas e telemarket­ing abusivo.

No início do mês, a Anatel determinou que as teles deveriam enviar a lista de empresas que geraram a partir de 100 mil chamadas por dia de até três segundos. Elas seriam alertadas para que cessassem a prática sob pena de bloqueio e multa, que pode chegar a R$ 50 milhões.

As teles, então, devem começar a bloquear esse tipo de usuário e passar a informar a agência reguladora quinzenalm­ente sobre os bloqueios feitos e novos números suspeitos.

Também neste mês, o prefixo 0303 passou a ser obrigatóri­o nas ligações de telemarket­ing ativo, para vendas de produtos ou serviços, feitas por telefone fixo. Desde o dia 10 de março, as operadoras foram obrigadas a adotar a medida em chamadas de celulares.

O conselho da agência ainda aprovou na terça uma proposta de resolução que reduz e simplifica a carga regulatóri­a do setor. A chamada Guilhotina Regulatóri­a revogou 44 dos 280 regulament­os vigentes na Anatel.

Entre os normativos revogados, está a distribuiç­ão de listas telefônica­s gratuitas pelas concession­árias da telefonia fixa. Vicente Aquino, membro do conselho e relator da proposta, disse que resolução vai proporcion­ar simplifica­ção e transparên­cia e desincenti­var a prática do telemarket­ing abusivo.

Para o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, uma série de entulhos regulatóri­os, que não são mais aderentes à atualidade nem à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), foi eliminada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil