Folha de S.Paulo

Estado de SP libera vacina da gripe para todas as idades acima de 6 meses

-

SÃO paULO O governo do estado de São Paulo decidiu ampliar a partir desta quarta-feira (22) a vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Desde o início da campanha de vacinação, em março, menos de metade do público-alvo recebeu a imunização.

A Secretaria Estadual da Saúde vai usar doses remanescen­tes para a ampliação do público, já que o Ministério da Saúde encerra a campanha nacional dos grupos prioritári­os nesta sexta-feira (24). Assim, os estados ficam liberados para usar os estoques remanescen­tes como desejarem.

Segundo a pasta estadual, a campanha atingiu 45,1% do público-alvo, com 7,9 milhões de doses aplicadas.

Entre as pessoas com mais de 60 anos, diz a secretaria, a imunização chegou 61,7%.

Já entre as crianças, o índice atingiu apenas 42%. A cobertura vacinal entre gestantes é a menor entre os que poderiam ter tomado a vacina, com apenas 31,5%. O público indígena foi o único que atingiu 100% de cobertura.

A vacina aplicada é a trivalente, 100% produzida pelo Instituto Butantan, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizado­s no final do ano passado.

Para quem foi diagnostic­ado com Covid, a recomendaç­ão é que a vacina contra gripe seja aplicada após o término do período do isolamento.

No caso de crianças entre 5 a 11 anos, é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas contra a gripe e contra o coronavíru­s.

Em dezembro do ano passado, por causa de uma epidemia de gripe provocada pela variante Darwin do vírus influenza H3N2, o Butantan enviou 1 milhão de doses de vacinas contra cepa anterior da gripe para as unidades de saúde da cidade de São Paulo.

A prefeitura aguarda a chegada de vacinas para aplicar o reforço para pessoas com 40 anos ou mais, o que deve acontecer na próxima semana.

Desde esta quarta, pessoas com 18 anos ou mais que começaram o esquema vacinal contra Covid com imunzante Janssen poderão tomar a segunda dose de reforço (terceira aplicação) desde que tenham recebido o primeiro reforço (segunda injeção) há pelo menos quatro meses.

Para a população acima de 40 anos, que iniciou o esquema com a Janssen, também estará disponível a terceira dose de reforço (quarta aplicação), desde que o intervalo seja de ao menos quatro meses.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? São Paulo aPlica 4ª doSe em PeSSoaS a Partir de 45 anoS
A capital paulista começou, nesta quarta-feira (22), a vacinar com a quarta dose do imunizante contra a Covid-19 a população a partir de 45 anos
Rivaldo Gomes/Folhapress São Paulo aPlica 4ª doSe em PeSSoaS a Partir de 45 anoS A capital paulista começou, nesta quarta-feira (22), a vacinar com a quarta dose do imunizante contra a Covid-19 a população a partir de 45 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil