Folha de S.Paulo

Suspeito é preso em São Paulo e confessa participaç­ão no crime

- Rogério Pagnan

SÃO PAULO Um dos suspeitos de participaç­ão nos assassinat­os do indigenist­a Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips entregou-se à polícia de São Paulo nesta quinta (23). Trata-se de Gabriel Pereira Dantas, que se apresentou à Polícia Militar, foi levado ao 2º Distrito Policial da cidade e acabou preso em seguida.

Segundo a polícia, ele admitiu participaç­ão no crime. Ele gravou vídeo onde aponta seu papel no dia em que Bruno e Dom foram assassinad­os.

Ele diz que só ajudou a pilotar o barco dos criminosos —e nega ter atuado diretament­e tanto nos tiros contra os dois como na ocultação dos corpos. “Só fiz tirar [os dois corpos do barco], eu fiquei no desespero.”

Dantas agora será encaminhad­o para a Polícia Federal, responsáve­l pela apuração do caso, ao lado da polícia do Amazonas.

O crime jogou pressão sobre o governo Jair Bolsonaro (PL) por evidenciar o cenário de conflito ambiental na Amazônia e de inseguranç­a de lideranças que atuam na defesa de indígenas.

Até o momento, quatro pessoas foram presas por envolvimen­to no duplo homicídio. Três confessara­m participaç­ão: além de Dantas, Amarildo Oliveira, conhecido como Pelado, e Jefferson da Silva Lima (o Pelado da Dinha).

O quarto suspeito, Oseney Oliveira (conhecido como Dos Santos), nega. Mas investigad­ores dizem que uma testemunha o pôs na cena do crime.

Além deles, outras quatro pessoas já foram identifica­das. De acordo com os investigad­ores, elas auxiliaram na ocultação dos cadáveres.

O avanço das buscas levou a uma confissão de Pelado na noite do dia 14, segundo informação divulgada pela PF. Pelado, então, foi levado no dia 15 para identifica­ção da localizaçã­o da vala onde os corpos foram enterrados.

Na noite do mesmo dia, os corpos foram transporta­dos até o porto de Atalaia do Norte (AM), a cidade mais próxima do local do crime. De lá, os remanescen­tes foram transporta­dos para perícia em Brasília.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil