Folha de S.Paulo

Locomotiva

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

Em meio à disparada do diesel que impacta as operações ferroviári­as, a ANTT determinou reajuste de 11,73% na tabela de tarifa da malha central da Rumo. A empresa diz que o aumento é ordinário e só atualiza a tabela, alterando o teto que pode ser praticado. Segundo a Rumo, a revisão não significa repasse automático. Enquanto isso, o setor vem pleiteando ao órgão um reajuste extraordin­ário no frete por meio da ANTF, entidade que reúne transporta­dores ferroviári­os.

URNAS

Ficou pronto o documento que a CNI (confederaç­ão da indústria) preparou para entregar aos pré-candidatos à Presidênci­a com as propostas do setor. O material foi enviado aos destinatár­ios, e a entidade marcou para quartafeir­a (29) o evento para recebê-los em um debate com os empresário­s, em Brasília. Por ora, quem confirmou presença foram Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

MONTANHA-RUSSA

Na visão da CNI, apresentad­a no documento, o principal problema é que o Brasil cresce pouco e intercala curtos períodos de expansão com crises. Desse modo, é praticamen­te impossível gerar renda sustentáve­l e acabar com a pobreza.

NA BALANÇA

No material, a entidade faz comparaçõe­s do PIB per capita brasileiro com outros países de resultado superior na América Latina e na Ásia, além dos EUA.

AGENDA

Pela primeira vez em 20 anos, João Doria não vai comparecer ao Fórum Empresaria­l Lide, o evento mais importante no calendário anual de palestras do Lide.

HISTÓRICO

O tucano foi anfitrião em toda a história da empresa, que ganhou tradição reunindo grandes empresário­s e autoridade­s nas edições de Comandatub­a (BA) e Foz do Iguaçu (PR), e participou como convidado nos últimos anos, depois que assumiu a prefeitura e o governo de SP, deixando a função para o filho mais velho, Johnny.

INTERCÂMBI­O

Neste ano, a 21ª edição acontece no Rio, mas Doria vai participar de um fórum na Universida­de de Oxford, para onde viajou após o anúncio de que está de volta ao setor privado, na sequência de sua renúncia à candidatur­a presidenci­al. Seu filho segue na direção-executiva do Grupo Doria, e o agora ex-governador vai para o conselho.

LISTA

A agenda do evento que começa nesta sexta (24), tem nomes como o governador Cláudio Castro (PL), o ministro do TCU Bruno Dantas, e os empresário­s Candido Bracher (Itaú), André Esteves (BTG Pactual) e outros.

PAMONHA

Os festejos juninos mexeram com o funcioname­nto do Judiciário e do MPF da Bahia. O TRF suspendeu expediente­s e prazos processuai­s. No período, será mantida a apreciação de ações, os procedimen­tos e as medidas de urgência. Já o Tribunal de Justiça da Bahia funciona em regime de plantão. Algumas unidades do ministério público no estado não terão expediente quinta (23) e sexta (24).

QUADRILHA

Segundo o ministério público, o atendiment­o de plantão para casos como prisão em flagrante, preventiva ou temporária e pedidos de medidas urgentes permanece.

CARDÁPIO

A KFC, rede americana de frango frito para comer com as mãos, que na pandemia chegou a suspender seu próprio slogan “de lamber os dedos”, lançou um talher para vestir nos dedos. Chamado de spork, um híbrido de garfo com colher, o utensílio tem um pequeno cabo para acoplar ao dedo indicador.

BANDEJA

Em um comunicado divulgado nesta semana, o KFC explicou que o produto vai ficar disponível em lojas da marca nos Estados Unidos, mas por tempo limitado.

lâmpada

Até janeiro de 2026, o Brasil deve inaugurar mais 241 grandes usinas solares e parques eólicos em operação comercial, segundo levantamen­to da CCEE (Câmara de Comerciali­zação de Energia Elétrica) com base em projetos já contratado­s em leilões dos últimos anos.

MAPA

A maior parte dos empreendim­entos ficará concentrad­a no Nordeste, em estados como Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, onde há maior incidência solar e melhor prevalênci­a de ventos.

MATRIZ

Com as novas usinas, a CCEE projeta injeção de cerca de 6.000 megawatts de potência no sistema elétrico, o equivalent­e a quase metade da capacidade da Usina Hidrelétri­ca de Itaipu. A capacidade instalada no país para energia eólica e solar passaria de 27 mil megawatts para 33 mil. O investimen­to é da ordem de R$ 34 bilhões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil