Folha de S.Paulo

TRADIÇÃO E HONRA

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) vai receber a Medalha Biblioteca Nacional — Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional. A homenagem é historicam­ente concedida a acadêmicos, autoridade­s e intelectua­is que contribuem para o universo da literatura. Entre eles estão os escritores Gilberto Freyre e Carlos Drummond de Andrade.

MEREÇO A informação foi confirmada por Silveira à coluna. “É uma honraria muito grande porque é em homenagem aos 200 anos da… É uma coisa que vale muito a pena”, diz.

inloco A cerimônia será realizada nesta sexta-feira (1º), na sede da instituiçã­o, no Rio de Janeiro. Neste ano, a medalha será entregue a 200 personalid­ades por ocasião do Bicentenár­io da Independên­cia.

AGENDA Silveira ainda não sabe se irá participar do evento e afirma que vai tentar cancelar compromiss­os para receber o prêmio pessoalmen­te.

ficha Em abril deste ano, o deputado foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 8 anos e 9 meses de prisão por ataques aos ministros da corte. Um dia depois, no entanto, recebeu um indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A DEDO Procurada, a Biblioteca Nacional não quis fornecer a lista com todos os homenagead­os, mas disse que os nomes foram escolhidos pelo presidente da instituiçã­o, Luiz Carlos Ramiro Júnior, e pelo secretário Especial da Cultura, Hélio Ferraz de Oliveira.

Vip Entre os convidados da cerimônia estão nomes de peso do bolsonaris­mo como o ex-secretário de Cultura e précandida­to a deputado federal Mario Frias, o ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o cineasta Josias Teófilo, além do próprio presidente jairbol sonar o.

ENTREGA PARA VOCÊ O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso conseguiu recuperar sua bagagem extraviada no aeroporto de Heathrow, na Inglaterra, cinco dias após o incidente.

SUMIU O magistrado viajou ao país para participar de uma palestra na Universida­de de Oxford. Ele chegou a brincar que renovou seu guarda-roupa em Londres com as despesas pagas pela empresa portuguesa TAP, com a qual viajou.

AJUDA AMIGA A mala foi entregue ao ministro em Lisboa, onde também participou de compromiss­os acadêmicos. A operação de resgate contou com a ajuda do diretor de relações institucio­nais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, que assistiu à apresentaç­ão de Barroso e se comoveu com o caso.

REAÇÃO EM CADEIA Um dos mais movimentad­os da Inglaterra, o aeroporto de Heathrow tem enfrentado escassez de funcionári­os em meio a uma crise do setor aéreo no Reino Unido. Imagens de filas intermináv­eis de bagagens e confusão entre os passageiro­s na hora de encontrar objetos pessoais rodaram o mundo nos últimos dias.

EM TEMPO REAL Uma pesquisa realizada a pedido do Twitter sobre o consumo de conteúdos relacionad­os a política no Brasil mostra que 45% dos entrevista­dos usam a plataforma intensamen­te para se inteirar sobre a temática.

PÓDIO Saúde e educação são os assuntos de maior interesse dos usuários no âmbito de discussões políticas, sendo apontados por 69% dos respondent­es. Na sequência aparecem economia (64%), segurança (62%) e emprego (62%). A pesquisa foi feita pela Mindminers e ouviu pessoas acima de 18 anos de todo o país.

CHALANA O cantor Almir Sater sobe ao palco do parque da Água Branca, na zona oeste da capital paulista, no próximo dia 20, com entrada gratuita. Ele fará o primeiro show do Revelando SP 2022, festival do Governo do estado de São Paulo que voltará a ser realizado de forma presencial após dois anos em formato online.

CHALANA 2 A programaçã­o segue até o dia 24 e engloba mais de 300 atrações de música, dança, artesanato e gastronomi­a de 122 cidades paulistas.

palco O guitarrist­a do Aerosmith, Joe Perry, e Yohan Kisser vão se apresentar no festival Samsung Best of Blues & Rock 2022, em São Paulo e Porto Alegre. O evento será gratuito. A percussion­ista Lan Lanh completa a programaçã­o da capital paulista, e Porto Alegre recebe Ian – O Cara do Metal.

DISTINÇÃO O advogado Mauricio Pessoa recebeu nesta quinta (30) a comenda da ordem do Mérito Judiciário, no grau de Cavaleiro, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Ele e outras personalid­ades foram homenagead­os pela prestação de serviços à Justiça do Trabalho.

 ?? ?? A atriz Ana Lucia Torre 1 recebeu convidados na estreia da peça “Longa Jornada Noite Adentro”, na semana passada, em São Paulo. Os atores Cassio Scapin 2 e Denise Del Vecchio 3 prestigiar­am o espetáculo, que está em cartaz no teatro Tucarena
A atriz Ana Lucia Torre 1 recebeu convidados na estreia da peça “Longa Jornada Noite Adentro”, na semana passada, em São Paulo. Os atores Cassio Scapin 2 e Denise Del Vecchio 3 prestigiar­am o espetáculo, que está em cartaz no teatro Tucarena
 ?? Fotos Marlene Bergamo/folhapress ??
Fotos Marlene Bergamo/folhapress
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil