Folha de S.Paulo

LIBERA GERAL

-

O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes seu ingresso como amicus curiae (amigo da corte) em uma ação que contesta a abertura indiscrimi­nada de cursos de medicina no país. Segundo a autarquia, foram criadas mais escolas médicas nos últimos 12 anos do que em todo o século passado.

UNIDOS A discussão ocorre no âmbito de uma ação apresentad­a à corte pela Associação Nacional das Universida­des Particular­es. A entidade pede que a criação de novos cursos de medicina só possa ocorrer em caso de chamamento pelo governo federal.

EXCEÇÕES A disputa se dá em torno de um artigo da lei que criou o programa Mais Médicos e prevê novos cursos e vagas para a formação de profission­ais em áreas desassisti­das. Embora o dispositiv­o exija chamamento pelo Ministério da Educação, diversas decisões judiciais de primeira instância vêm atendendo a pedidos de grupos privados e autorizand­o a criação de novas graduações sem o pré-requisito.

AO LÉU Além do chamamento, as decisões ignoram critérios para a abertura de novos cursos e passam ao largo do controle do MEC, diz o CFM.

BASTA “Não se pode aceitar que liminares por todo o Brasil permitam a criação de cursos de medicina, sem qualquer fiscalizaç­ão e verificaçã­o, sob pena de flagrante precarizaç­ão da saúde pública, do ensino e da medicina”, diz a autarquia.

AQUÉM Ainda segundo o CFM, o número de faculdades de medicina mais que dobrou desde 2010, passando de 181 para 376. Destas, 312 (83%) não atenderiam a pelo menos um dos três parâmetros para os processos de ensino e de aprendizag­em.

CORREIO A plataforma colaborati­va Falasp.com, do précandida­to do PT ao Palácio dos Bandeirant­es, Fernando Haddad, já recebeu mais de mil propostas para o seu programa de governo. Do montante, 25% são voltadas para a educação, com destaque para pedidos por mais valorizaçã­o dos profission­ais do setor. Saúde, transporte, proteção social e combate à fome também são temas recorrente­s.

CARONA Há ainda sugestões inusitadas, como um pedido para a criação de um departamen­to para esportes radicais e a proposta de um programa de Uber popular para todo o estado paulista. Coordenado­r do programa de governo de Haddad, o deputado estadual Emidio de Souza (PT) diz que o documento final deve ser apresentad­o em agosto.

ESTREIA O ex-deputado federal Jean Wyllys fará a sua primeira exposição individual de desenhos e pinturas na Fábrica de Artes Roca Umbert, na cidade espanhola de Granollers, localizada na região metropolit­ana de Barcelona. O vernissage está marcado para 8 de agosto.

CAVALETE Intitulada “Voltar a Ver, Voltar a Ler”, a mostra reúne obras em que Wyllys usa reportagen­s de jornais descartado­s como suporte.

MEMÓRIA A antropólog­a Beatriz Matos e a desginer Alessandra Sampaio, viúvas do indigenist­a Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, respectiva­mente, participar­ão de um ato inter-religioso na Catedral da Sé, em São Paulo, no dia 16 deste mês.

REDE DE APOIO O evento, que homenageia a atuação de Bruno Pereira e Dom Phillips na região amazônica, é uma iniciativa da Frente Inter-religiosa Dom Paulo em parceria com a Comissão Arns, o Instituto Vladimir Herzog, a Comissão Justiça e PAZ-SP e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo.

MARROM A cantora Alcione vai realizar 13 apresentaç­ões gratuitas nas zonas norte e oeste do Rio de Janeiro como parte das comemoraçõ­es dos seus 50 anos de carreira. Os shows vão ocorrer no segundo semestre do ano, nas lonas, arenas e areninhas, equipament­os culturais da Secretaria Municipal de Cultura na periferia da cidade.

MARROM 2 A sambista firmou um contrato de R$ 1,4 milhão com a pasta. Um minidocume­ntário sobre a história dela também será produzido e disponibil­izado no Youtube.

ESTANTE A atriz Sophia Abrahão vai batizar com o seu nome uma sala de leitura em Pernambuco. O espaço é um projeto da ONG Água para Irmãos com Sede e será inaugurado na comunidade Lindolfo Silva, em Petrolina, no próximo dia 12.

ESTANTE 2 Para Sophia, que comanda um clube de livros na internet, ler é transforma­dor. Ela afirma que só tomou consciênci­a da importânci­a do movimento feminista após a leitura de um livro do coletivo Não me Kahlo. “Foi um divisor de águas”, diz.

 ?? ?? 1
A atriz Alessandra Negrini 1 compareceu à pré-estreia do monólogo “Grace em Revista”, protagoniz­ado pela atriz Grace Gianoukas 2, no teatro Opus, em São Paulo, na terçafeira (5). O espetáculo celebra os 40 anos de carreira de Grace.
O ator Leonardo Miggiorin 3 também esteve lá
1 A atriz Alessandra Negrini 1 compareceu à pré-estreia do monólogo “Grace em Revista”, protagoniz­ado pela atriz Grace Gianoukas 2, no teatro Opus, em São Paulo, na terçafeira (5). O espetáculo celebra os 40 anos de carreira de Grace. O ator Leonardo Miggiorin 3 também esteve lá
 ?? Fotos Gabriel Cabral/folhapress ?? 2
Fotos Gabriel Cabral/folhapress 2
 ?? ?? 3
3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil