Folha de S.Paulo

Colleen Hoover se torna a mais vendida do ano

- Walter Porto walter.porto@grupofolha.com.br José Simão A coluna não é publicada hoje

A americana Colleen Hoover atropelou a concorrênc­ia, com uma mãozinha do Tiktok, e se tornou a autora mais vendida do Brasil no primeiro semestre deste ano, segundo um levantamen­to feito pela Nielsen para a Record, que edita a escritora no país.

Segundo a consultori­a, Hoover vendeu mais que a soma de dois outros fenômenos de literatura young adult, J.K. Rowling e Julia Quinn, e superou pesos-pesados como Sarah J. Maas, Alice Oseman e Taylor Jenkins Reid. A editora aproveitou a temperatur­a da Bienal para lançar um inédito e um novo box da autora.

O resultado consolida o bom momento da Galera Record, selo jovem da editora e hoje responsáve­l por metade do faturament­o de todo o grupo Record, segundo a editoraexe­cutiva Rafaella Machado.

Hoover lucrou mais nos últimos seis meses que em toda a sua carreira no Brasil, e o curioso é que o puxador de vendas não é um lançamento, mas “É Assim que Acaba”, drama sobre um relacionam­ento abusivo publicado aqui há quatro anos. O motivo —a obra viralizou de repente no Tiktok.

É lugar-comum entre editores que os booktokers são mais eficientes em impulsiona­r o mercado e criar hábito de leitura entre jovens que qualquer outra rede social. E Machado tem procurado estar atenta às sensibilid­ades de leitores e leitoras no aplicativo.

“Durante a pandemia, as pessoas liam muita fantasia para escapar da realidade”, diz a editora. “Agora, têm buscado esses livros sobre relações humanas, dramas com fortes emoções, talvez como um jeito de suprir a falta de contato nos últimos dois anos.”

RASPUTIN DE PUTIN A editora Vestígio vai publicar a primeira ficção de Giuliano Da Empoli, autor de “Os Engenheiro­s do Caos”, livro que se tornou referência sobre o funcioname­nto das fake news em escala global. “O Mago do Kremlin” acaba de ser lançado na Europa e chega ao Brasil em outubro. O livro romanceia a história de Vladislav Surkov, homem-forte de Vladimir

Putin por 20 anos e considerad­o um dos principais estrategis­tas da máquina de desinforma­ção em atividade na Rússia. Da Empoli decidiu transforma­r o estrategis­ta em um personagem de romance chamado Vadim Baranov.

EMPALHADOS A gaúcha Carol Bensimon publica em agosto seu primeiro livro após ganhar o Jabuti de melhor romance por “O Clube dos Jardineiro­s de Fumaça”. “Diorama” conta a história de uma taxidermis­ta que precisa revirar seu passado quando o pai —um homem acusado de um crime político que mexeu com Porto Alegre— recebe o diagnóstic­o de uma doença grave.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil