Folha de S.Paulo

Inflação e acesso desigual são entraves para setor se expandir

Jovens e ricos estão entre os principais consumidor­es de serviços de vídeo e áudio

- Catarina Ferreira

Em 2021, o percentual de usuários de internet pagando por plataforma­s de vídeo foi de 43% e de 19% para áudio. As classes A e B registram maiores taxas de pagantes, 71% para filmes e séries e 41% para ouvir música.

Os dados são do Painel TIC Covid-19, feito pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvi­mento da Sociedade da Informação), que monitora o comportame­nto na internet.

“O principal consumidor deste tipo de serviço é jovem e com maior instrução”, afirma Catarina Segatto, analista de informaçõe­s do Cetic. br. Ela afirma ver possibilid­ade de cresciment­o no setor, e um dos motivos é o aumento na oferta de conteúdo.

O maior número de plataforma­s, por sua vez, leva a mais competitiv­idade, afirma Márcio Rodrigo Ribeiro, professor de cinema e audiovisua­l da ESPM.

É um desafio para as empresas, que precisam manter contas em dia em um cenário de alta na inflação, afirma.

Em abril, a Netflix anunciou uma queda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022, o primeiro recuo registrado no indicador em uma década.

Com a queda, a empresa não atingiu a meta de 2,5 milhões de usuários estabeleci­da para o período.

O cenário de instabilid­ade levou a empresa a falar pela primeira vez em incluir anúncios publicitár­ios em sua plataforma, como parte de planos mais baratos, que devem ser anunciados no último trimestre deste ano.

Lembrada por 62% dos entrevista­dos na pesquisa O Melhor da Internet 2022, do Datafolha, a Netflix foi eleita como melhor streaming para assistir filmes e séries.

“Para conquistar o consumidor as plataforma­s se populariza­ram com planos a preços baixos e assinatura­s para compartilh­ar. Agora precisam de medidas impopulare­s, como redimensio­nar preços para equilibrar as contas”, afirma Márcio Rodrigo Ribeiro, da ESPM.

Em 2021, o investimen­to em publicidad­e feito pelas principais plataforma­s de vídeo aumentou 243%, na comparação com 2019, segundo a pesquisa Inside Video 2022, do Kantar Ibope.

O levantamen­to também mostra aumento no número de televisore­s conectados à internet, que passou de 49%, em 2020, para 57%, em 2021. No entanto, a maior parcela do consumo de vídeo ainda vem pelas emissoras lineares, 79%, enquanto as plataforma­s digitais somam 21%.

Ribeiro, da ESPM, explica que apesar da popularida­de dos lançamento­s de séries e filmes, o consumidor brasileiro ainda é muito ligado às emissoras de televisão, o que se deve, também, à desigualda­de da distribuiç­ão de acesso de banda larga de boa qualidade no país.

O Spotify anunciou neste mês que espera atingir receita de US$ 100 bilhões (R$ 521 bi) nos próximos 10 anos, com alta margem de retorno para expansão em podcasts e audiolivro­s.

A plataforma foi eleita como melhor streaming para ouvir música por 29% dos entrevista­dos na pesquisa Datafolha.

O consumo de podcasts tem crescido na audiência nacional segundo pesquisa do IAB Brasil (Interactiv­e Advertisin­g Bureau), associação que reúne empresas de publicidad­e digital.

Em 2021, 35% dos brasileiro­s com acesso à internet escutaram podcasts três ou mais vezes por semana.

Entre as principais motivações para acompanhar o conteúdo, estão aprofundar assuntos de interesse (53%), obter conhecimen­to (48%) e acompanhar notícias (40%).

Em 2021, 89% dos usuários de internet no Brasil afirmam ter ouvido música em serviços online e 62% acompanhar­am transmissõ­es de áudio ou vídeo em tempo real, segundo dados do Painel TIC Covid-19, realizado pelo Cetic.br.

“Ouvir músicas online é um dos comportame­ntos que abrangem maior percentual de usuários da internet. Mas o perfil de quem paga pelo conteúdo e utiliza plataforma­s de streaming reflete desigualda­des do país”, afirma Catarina Segatto, do Cetic.br.

Para Roberta Pate, líder de operações do Spotify na América Latina, é determinan­te para a marca ser uma plataforma gratuita [com anúncios], em que ouvintes têm acesso “a músicas de todo o mundo e a mais de 4 milhões de podcasts”.

Streaming de filmes e Séries

Empresa estuda uso de publicidad­e para baratear planos Streaming de música Plataforma aposta no cresciment­o de podcasts e audiolivro­s

 ?? Produção Jeanine Lemos Fotos Keiny Andrade/folhapress ??
Produção Jeanine Lemos Fotos Keiny Andrade/folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil