Folha de S.Paulo

Inovação do setor vai além da evolução de automóveis e equipament­os de bordo

Montadoras e prestadora­s de serviço se digitaliza­m para acompanhar hábitos de clientes online

- Eduardo Sodré

A digitaliza­ção dos meios de transporte não se resume aos sites ou aplicativo­s das empresas que oferecem serviços.

“O meio digital está presente no segmento desde o treinament­o dos motoristas, passando pela evolução dos carros e pela gestão do transporte de cargas”, diz Flávio Vasquez, diretor da empresa de consultori­a VC One Soluções Conectadas.

A partir daí, as empresas detectam oportunida­des, que levam aos produtos disponívei­s em computador­es, tablets e smartphone­s —seja em automóveis para vender e locar ou em aplicativo­s usados para dirigir.

O aumento da segurança de motoristas e usuários se tornou a meta principal da Uber. Em 2018, a empresa anunciou um ciclo de R$ 250 milhões em investimen­tos no país — com término em 2023—, cuja prioridade é reduzir riscos das operações de transporte.

A iniciativa resultou na instalação de seu Centro de Desenvolvi­mento Tecnológic­o na América Latina na cidade de São Paulo. Trata-se do primeiro núcleo do tipo na região. Há outros seis centros nos EUA, além de unidades na Europa e na Índia.

No Brasil, a Uber é a empresa mais lembrada quando o assunto é o melhor aplicativo de transporte. Foi citada espontanea­mente por 44% dos entrevista­dos.

A procura pelos serviços do app cresceu na pandemia, o que por si só não é garantia de saúde financeira. A marca tem feito seguidos movimentos para se manter em alta, além de investir na segurança do motorista e do usuário.

“Todas as viagens pela nossa plataforma contam com uma série de recursos de segurança, como seguro para acidentes pessoais tanto para usuários como para parceiros”, diz Fabio Sabba, diretor de comunicaçã­o da Uber no Brasil.

Em maio, a empresa anunciou um novo procedimen­to voltado à segurança dos motoristas parceiros: a selfie do usuário. A foto será solicitada de forma piloto a alguns usuários que optarem por realizar pagamento em dinheiro.

O serviço global do Google Maps tem cerca de 200 milhões de empresas e lugares cadastrado­s, e mais de 1 bilhão de usuários mensais.

O trabalho da marca para ajudar pessoas a se localizare­m ou encontrare­m uma rota se refletiu na pesquisa Datafolha, em que a ferramenta é reconhecid­a como melhor serviço de navegação, com 29% das menções —entre os que pertencem à classe A, o índice sobe para 42%.

Como parte do esforço de cobertura, a empresa tem investido em melhorias no sistema de captação de imagens.

Há um projeto-piloto para uma nova câmera, de maior resolução, que será usada no Google Street View. O peso será reduzido para menos de sete quilos, o que vai facilitar o envio e utilização em locais remotos, onde o serviço é feito por parceiros.

A evolução permitirá capturar imagens em áreas de difícil acesso —como na Amazônia.

aplicativo De transporte

Serviço reforça estratégia para redução de riscos aplicativo De Rota ou localizaçã­o Empresa faz testes para obter imagens em áreas remotas

 ?? Produção Jeanine Lemos Fotos Keiny Andrade/folhapress ??
Produção Jeanine Lemos Fotos Keiny Andrade/folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil