Folha de S.Paulo

Uma para todos

- com Juliana Braga, Joelmir Tavares e Danielle Brant Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br

A discussão sobre moeda comum para o Mercosul deve ganhar força com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Buenos Aires (Argentina), onde participa da cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos). A expectativ­a é que as conversas, ainda embrionári­as, ganhem força em reuniões que Lula manterá no evento, uma delas com o presidente argentino, Alberto Fernández. O ministro Fernando Haddad (Fazenda) integra a comitiva.

reconstruç­ão

Na noite de sábado (21), Lula e Fernández assinaram artigo conjunto no jornal argentino Perfil no qual defenderam o relançamen­to da aliança entre Brasil e Argentina e a facilitaçã­o de trocas comerciais do bloco.

pacto

No texto, os presidente­s afirmam ter decidido avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana que possa ser usada para fluxos financeiro­s e comerciais, reduzindo custos operaciona­is e vulnerabil­idade externa. Em artigo à Folha, Haddad já defendeu que a divisa pode acelerar a integração regional.

vazio

...Conselhos consultivo­s que divulgaram apoio ao presidente da Fiesp, Josué Gomes, se encontram em um limbo jurídico, pois seus integrante­s estão sem mandato desde o final de dezembro, em meio à disputa política que rachou a entidade.

...existencia­l

Estão nessa situação o Conselho Superior de Economia, o Conselho Superior Jurídico e o Conselho Superior de Economia Criativa, que assinaram comunicado­s repudiando as tentativas de afastament­o de Josué da presidênci­a da Fiesp.

gratidão

Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e a Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho receberão, nesta terça-feira (24), uma comenda em homenagem a pessoas físicas e jurídicas considerad­as fundamenta­is nos 100 anos do marco da Previdênci­a Social no país. Uma medalha será entregue ao sobrinho bisneto de Eloy Chaves, autor do projeto que originou a lei que criou a aposentado­ria.

rsvp

O PT convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ex-líderes do partido para a reinaugura­ção do gabinete da liderança petista na Câmara, que será realizada no próximo dia 30, às 16h. O espaço foi depredado por golpistas que invadiram o Congresso em 8 de janeiro.

tudo novo

Nos dias seguintes aos ataques, cacos de vidro foram retirados da liderança. Os quadros queimados foram reconstitu­ídos e pendurados novamente. No entanto, algumas janelas ainda não foram reinstalad­as —pedaços de madeira vedam os espaços.

estrela

Além de ser o maior nome do partido, Lula foi convidado por ter ocupado a liderança do PT na Câmara de fevereiro de 1987 ao final de 1988.

termômetro

Os atos golpistas de 8 de janeiro tiveram saldo negativo para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu força política após os ataques, segundo estudo do site de economia InfoMoney.

cadente

Em escala de 1 a 5, em que 1 significa muito enfraqueci­do e 5, muito fortalecid­o, Bolsonaro teve média de 1,69. O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), teve 1,08, e o exsecretár­io de Segurança Pública do DF Anderson Torres recebeu 1 dos entrevista­dos.

sem risco

O grupo de analistas que enxergam Bolsonaro com força na oposição ao governo Lula caiu de 33% para 7%, enquanto aumentou de 41% para 57% o número dos que consideram o ex-presidente fraco ou muito fraco para exercer esse papel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil