Folha de S.Paulo

Spike, o cachorro mais velho do mundo

- Lívia Marra folha.com/bompracach­orro

Spike, de 23 anos, conquistou o título de cachorro mais velho do mundo pelo Guinness Book.

Segundo publicou o livro dos recordes na quinta-feira (19), o pet foi adotado já idoso, aos dez anos, após ser encontrado abandonado no estacionam­ento de uma mercearia em Camden, Ohio (Estados Unidos).

A tutora, Rita Kimball, contou à publicação que ele tinha marcas possivelme­nte de corrente no pescoço e faltavam pelos nas costas.

Estava decidida que o cachorrinh­o iria com ela para a fazenda onde vive, e, segundo Rita, parece que o pet sabia. Seguiu a família pelo estacionam­ento e entrou no carro enquanto o neto de Rita era acomodado na cadeirinha.

Spike, uma mistura de chihuahua, é descrito como um cão amigável, que pode se irritar quanto é acariciado por alguém que não conhece —mas nunca mordeu um estranho. Já quase cego e com problemas de audição, prefere ficar sozinho em alguns momentos.

O cãozinho gosta de visitar outros animais da fazenda, como vacas e cavalos, e de brincar com o gato da família.

Segundo o Guinness, o conselho da tutora é dar ao animal uma dieta saudável, espaço para passear, exercícios diários, amor e atenção ilimitados.

Ela decidiu inscrever Spike no livro dos recordes após ver pela TV que Pebbles havia conquistad­o esse título.

Pebbles, uma toy fox terrier que também vivia nos Estados Unidos, morreu em outubro de 2022, a poucos meses de completar 23 anos.

De acordo com o livro dos recordes, entre todos os registros, o título de cachorro mais velho do mundo é do pastor australian­o Bluey, que morreu em 14 de novembro de 1939, aos 29 anos e 5 meses.

 ?? guinnesswo­rldrecords no Instagram ?? Spike, 23, considerad­o o cão mais velho do mundo, segundo o Guinness Book
guinnesswo­rldrecords no Instagram Spike, 23, considerad­o o cão mais velho do mundo, segundo o Guinness Book

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil