Folha de S.Paulo

Irmão do gaspacho, ajoblanco é uma sopa fria e fácil de fazer

- Marcos Nogueira folha.com/receitasdo­marcao

Todo mundo conhece o gaspacho, feito com tomate, pepino “y otras cositas”, mas ele é só uma amostra de uma tradição culinária espanhola: a sopa fria. Dentre essas sopas, a mais antiga é provavelme­nte o ajoblanco, uma combinação tão simples quanto deliciosa —à base de pão, amêndoas, azeite, vinagre e, “por supuesto”, alho.

Enquanto o gaspacho só pôde existir depois que os espanhóis trouxeram o tomate das Américas, o ajoblanco tem origens na Antiguidad­e clássica.

Dizem que a sopa descende de uma papa que os romanos preparavam com pão e vinagre. Os árabes, que ocuparam a Península Ibérica nos tempos medievais, teriam sido responsáve­is pela populariza­ção das amêndoas na região.

Hoje, o ajoblanco é considerad­o patrimônio da gastronomi­a de Málaga, na Andaluzia, justamente a parte da Espanha que mais guarda a herança cultural da ocupação moura.

O preparo do ajoblanco é ridiculame­nte simples: basta bater todos os ingredient­es no liquidific­ador. A lista de compras para esta receita pode parecer até simplória, mas todos os elementos se encaixam perfeitame­nte.

O pão é a argamassa, a sustança do prato. As amêndoas e o azeite entregam untuosidad­e e aromas mais complexos. O alho e o vinagre enchem de arestas afiadas a mistura que, sem eles, seria sem graça. O agridoce das uvas, acrescenta­das na hora de servir, balanceia o picante do alho.

Ajoblanco é uma ótima solução para aproveitar pão amanhecido. A maioria das receitas pede para você amolecer o pão velho na água, mas isso só é necessário se ele estiver muito duro. Quanto às amêndoas, devem estar sem pele.

Idealmente, você deve fazer esta sopa com dois tipos de azeite. Use um azeite suave para bater o ajoblanco — um azeite de sabor muito intenso vai deixá-lo um tanto amargo e enjoativo— e outro mais aromático para regar na hora de servir. Se for usar só um tipo, fique com o suave.

O nome ajoblanco significa, literalmen­te, “alho branco”. A receita leva só um dente de alho, ainda assim, ele prepondera no resultado geral.

É importante servir o ajoblanco gelado e em porções comedidas, como a entrada da refeição. O sabor do bichinho é uma delícia, mas é feroz.*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil