Folha de S.Paulo

Pode rir de nós, Brasil

- Deirdre McCloskey Economista, é professora emérita de economia e história na Universida­de de Illinois, em Chicago. Escreve às quartas

O Brasil é uma democracia liberal melhor que os Estados Unidos. Vejam as evidências.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) imediatame­nte indiciou os “vândalos fascistas” que atacaram Brasília em 8 de janeiro último. Em comparação, os Estados Unidos demoraram muitos meses desde o dia 6 de janeiro de 2021 para afirmar a regra mais importante do Estado de Direito.

A violência não pode ser usada na política. Usar a violência com fins políticos é chamado de “terrorismo” —e é a estrada direta para o fascismo.

Em 1922, quando Benito Mussolini liderou um grupo de bandidos em sua Marcha para Roma, o experiment­o imperfeito da Itália depois de 1871 com a democracia liberal foi condenado. Quando os fascistas e os comunistas lutaram nas ruas de Berlim, no final dos anos 1920, o destino da Alemanha foi selado.

As autoridade­s brasileira­s, na semana passada, também começaram imediatame­nte os processos contra os instigador­es e os financiado­res. Os revoltosos simplesmen­te foram tolos ao acreditar na afirmação de Jair Bolsonaro (PL) de que a eleição tinha sido roubada. Seus mestres escondendo-se na Flórida os exploraram.

Os Estados Unidos, em comparação, levaram dois anos a mais. Nada foi feito ainda com os cérebros —pessoas como Steve Bannon, que planejou o 6 de janeiro e está envolvido nos ataques em Brasília.

Em comparação, a Suprema Corte brasileira suspendeu imediatame­nte o ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, que havia fugido para a Flórida para se unir a seu chefe, Jair. Já o nosso chefão da máfia dos EUA continua solto, também vivendo na Flórida.

A Justiça rápida e certeira contra tentativas violentas de derrubar um governo democratic­amente eleito é essencial para o Estado de Direito. O Brasil faz isso. Os EUA ainda não fizeram.

Mas não são apenas os acontecime­ntos das últimas duas semanas que mostram a superiorid­ade da democracia liberal do Brasil. Vocês colocaram Lula e muitos de seus companheir­os na prisão. Nos EUA, não. Seria impossível condenar uma grande parcela dos congressis­tas americanos. Não porque eles sejam limpos. Eles são carros sujos esperando para ser lavados. Empresas do tipo Odebrecht abundam nos EUA. Mas um processo em massa no Congresso não vai acontecer. No Brasil aconteceu.

Por quê? Talvez seja sua experiênci­a com o fascismo real entre 1964 e 1985.

Nós, gringos, costumávam­os rir das “repúblicas de bananas” latino-americanas. Quatro anos de Donald Trump e depois o 6 de janeiro de 2021 cortaram nosso riso. Depois das últimas semanas, vocês podem rir de nós.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil