Folha de S.Paulo

Papéis sigilosos são encontrado­s na casa de Pence

- Lucas Alonso

Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos na gestão de Donald Trump, é o mais recente envolvido na série de controvérs­ias envolvendo documentos sigilosos do país.

Um advogado do republican­o descobriu cerca de uma dúzia de arquivos secretos na casa do ex-vice em Carmel, no estado de Indiana, e os entregou ao FBI, a polícia federal americana. A informação foi antecipada pela rede CNN.

A busca se deu depois que arquivos do tipo foram encontrado­s em um escritório particular e na residência do presidente Joe Biden —todos do tempo em que ele foi vice de Barack Obama—, o que suscitou comparaçõe­s com investigaç­ões semelhante­s que miram Trump.

A nova descoberta, porém, ganha peso porque Pence vinha dizendo repetidame­nte que não tinha nenhum documento confidenci­al em sua posse —ele é cotado como pré-candidato do Partido Republican­o à Casa Branca para a eleição de 2024.

Ainda não há clareza sobre os assuntos e a sensibilid­ade dos materiais encontrado­s. De acordo com a agência de notícias Reuters, a equipe de Pence, liderada pelo advogado Greg Jacob, notificou os Arquivos Nacionais, a quem cabe administra­r esse tipo de papéis, em duas cartas. A primeira, no dia 18, informou a existência dos documentos; a segunda, quatro dias depois, o recolhimen­to deles pelo FBI, feito já na manhã do dia 19.

A busca no imóvel atendeu a um pedido do próprio Pence, “por excesso de zelo”, como definiu o advogado nas mensagens, a que a Reuters teve acesso. Jacob acrescento­u que o político guardou os papéis em um cofre até a chegada dos agentes da polícia federal americana e que ninguém da equipe os leu.

A série de descoberta­s levou a uma troca de farpas entre democratas e republican­os, com a oposição acusando Biden de hipocrisia por ter criticado Trump também tendo documentos confidenci­ais em sua posse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil