Folha de S.Paulo

Ford faz acordo com Tesla para dobrar recarga rápida de seus carros elétricos

- Claire Bushey Tradução de Paulo Migliacci

chicago | financial times A Ford fechou um acordo para dar a seus motoristas acesso a 12 mil estações de recarga rápida na rede da Tesla, em uma tentativa de combater a ansiedade com relação à autonomia que pode desencoraj­ar os compradore­s de carros a adquirir um de seus veículos elétricos.

O acordo mais do que dobra o número de estações de carregamen­to rápido na rede de recarga da Ford na América do Norte. Os donos de veículos Ford terão acesso a ela a partir do segundo trimestre de 2024, por meio de um adaptador que converte os conectores elétricos dos Supercharg­ers da Tesla para uso no Mustang Mach-E ou na picape F-150 Lightning da Ford.

O presidente-executivo da Ford, Jim Farley, anunciou o acordo ao lado de Elon Musk, o bilionário comandante da Tesla, Twitter e SpaceX, em um evento surpresa no Twitter Spaces, a função livestream de áudio do site de mídia social.

“Estamos muito animados”, disse Farley. “Estamos aumentando a produção e achamos que esse é um grande passo para o nosso setor e para todos os clientes de veículos elétricos”, afirmou.

A Tesla já estava planejando abrir parcialmen­te sua rede de 45 mil estações de recarga a todos os modelos de carros elétricos até o final de 2024, a pedido da Casa Branca e para obter acesso a US$ 7,5 bilhões (R$ 37,5 bilhões) em subsídios. A fabricante de veículos elétricos abrirá pelo menos 7,5 mil estações de recarga para motoristas de qualquer modelo de veículo elétrico, incluindo 3,5 mil ao longo das rodovias dos EUA.

O governo Biden quer disponibil­izar 500 mil carregador­es em todo o país até 2030, ante os cerca de 130 mil disponívei­s hoje, à medida que corre para expandir a adoção de veículos elétricos.

Quando a segunda geração de veículos elétricos da Ford estiver disponível, em 2025, eles serão fabricados com o mesmo conector que a Tesla já usa, dispensand­o o uso de adaptador que custaria na “faixa de centenas de dólares”, segundo Musk.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil