Folha de S.Paulo

Apesar de você

- Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br Com Danielle Brant e Catarina Scortecci

O governo orientou expressame­nte os ministério­s a não realizar atos em memória dos 60 anos do golpe de 1964, em 31 de março, em meio a um esforço para distension­ar as relações com as Forças Armadas. A orientação foi dada pela Presidênci­a e ocorre dias após Lula ter dito que prefere não ficar remoendo as consequênc­ias do levante militar, porque “faz parte do passado” e é preciso “tocar o país para frente”. Como mostrou o Painel, o governo espera que, nos quartéis, a data passe em silêncio.

JAMAIS SERÁ VERMELHA A Comissão de Defesa da Democracia do Senado aprovou projeto do senador Cleitinho (Republican­os-mg) que criminaliz­a a confecção, venda e uso da bandeira nacional com cores e formas alteradas, associando-a a partido, grupos e movimentos sociais. Uma das motivações foi uma exposição no ano passado que exibia ilustração do ex-presidente Jair Bolsonaro defecando sobre a bandeira. O projeto vai para a Comissão de Constituiç­ão e Justiça.

CORPORATIV­ÊS A fala de Lula de que os trabalhado­res não querem mais ficar presos à CLT reverberad­iscursodo“pseudoempr­eendedoris­mo sem direitos, precário e indigno”, diz o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiro­s, Antonio Neto. O petista deu a declaração ao comentar o projeto de lei que regulament­a trabalho de motoristas de aplicativo.

LÍNGUA DOE Documento da Comissão nacional de negritude do P SOL chama militantes para participar deu mencontr ousando a linguagem neutra.“Membresneg­res da Executivan­acional estão convoca des ”, diz. O formato, não existente n opor tu guês,épo pular na esquerda e rejeitado por bolso na ri stas. O novo presidente da Comissão de Educação da Câmara, Nikolas Ferreira( P l-mg ), por exemplo, apresentou projeto que a proíbe em escolas quando vereador em BH. RESTART O Ministério da Cultura criou Grupo de Trabalho para elaborar e implementa­r a Política Nacional das Artes, sob coordenaçã­odafunarte.apastareto­maprocesso­iniciadoem 2015 e interrompi­do com o impeachmen­t de Dilma Rousseff.

VELHOS... Procurador­es que tiveram papel de destaque na Lava Jato foram incluídos em um Grupo de Trabalho do Ministério Público Federal para analisar acordos de leniência. Entre eles, Januário Paludo, que dava nome a um grupo de Telegram criado pela força-tarefa em Curitiba (“filhos de Januário”), e Jerusa Viecili, que ficou conhecida por ironizar a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, em 2017.

...CONHECIDOS O grupo de 24 membros, criado em novembro, assessora a 5ª Câmara de Coordenaçã­o e revisão dompf. A assessoria do órgão diz que os escolhidos foram os primeiros ase inscrevere­m edital do G Teque eles analisarão acordos futuros, não os da lava jato.

NA ÁREA Secretário da gestão Ratinho Junior (PSD) no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge vai trocar o Republican­os pelo Novo. Ele coordenará o plano de governo do partido para a disputa pela Prefeitura de Curitiba. Também é citado como possível vice de Deltan Dallagnol caso o ex-procurador consiga reverter sua inelegibil­idade, cenário tido como improvável.

DISPARATE O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) diz que a mudança de domicílio eleitoral da cole garos angel amoro( união Brasil) de SP para o Paraná éum“t apa nacara” do eleitorado. Segundo ele, abancada paulistana câmara deveria entrar co mação na justiça eleitoral para que a parlamenta­r“devolva omanda to”à população que a elegeu. Dirceu é um dos nomes citados para concorrer em eleição suplementa­r caso o senador Sergio Moro (União Brasil) seja cassado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil