Folha de S.Paulo

REVOLUÇÃO URBANA

Parques ajudam a proporcion­ar qualidade de vida aos moradores e transforma­m a paisagem dos bairros em grandes cidades

-

Morar perto de parques é um deleite. Contato com a natureza, espaço para prática de esportes, lazer e relaxament­o. A proximidad­e deles agrega qualidade de vida a quem mora nas grandes cidades.

Mais do que isso: os parques têm o poder de transforma­r as paisagens, revitaliza­r bairros e promover uma transforma­ção urbanístic­a.

Um dos exemplos mundiais mais emblemátic­os desse fenômeno é a High Line, em Nova York (Estados Unidos), que revitalizo­u uma antiga ferrovia abandonada.

Construída em 1930, a linha de trem que havia ali fez com que a região fosse ocupada por indústrias e empresas de transporte. Com o cresciment­o da cidade, no entanto, o trecho foi desativado e entrou em degradação.

Em 2009, após movimentaç­ão do poder público e da sociedade civil, com projeto de arquitetos renomados, foi inaugurado um parque linear no percurso dos trilhos.

Suspenso a 8 metros do chão, o parque tem 2,5km e passa por Meatpackin­g District, Chelsea e Hell’s Kitchen, no lado oeste de Manhattan.

Nesse percurso, é possível apreciar um belo jardim, esculturas, sentar em bancos e apreciar os detalhes da cidade em mirantes.

A High Line Park foi fundamenta­l para a revitaliza­ção da região de Meatpackin­g. Antigos armazéns foram transforma­dos em shoppings, galerias, bares e restaurant­es, atraindo turistas e oferecendo mais lazer aos moradores.

TRANSFORMA­ÇÃO EM SÃO PAULO

Exemplos de utilização de estruturas urbanas para criar parques que ajudam a mudar a paisagem e a qualidade de vida dos moradores também podem ser encontrado­s em São Paulo.

Um deles é o parque Sabesp Mooca. Inaugurado há cerca de uma década, ele foi montado no espaço que abriga um grande reservatór­io de água da Sabesp para que a população pudesse usufruir de uma nova área de lazer.

O parque apresenta mais de 200 árvores, playground, equipament­os de ginástica e campo gramado.

O projeto segue outros realizados pela Sabesp para transforma­r suas instalaçõe­s em áreas de uso dos moradores.

A praça Victor Civita, em Pinheiros, é outro exemplo de resgate de uma região degradada. O processo começou em 2006 e visava revitaliza­r uma área contaminad­a, sem condições de acesso.

Também na zona sul, a operação urbana Água Espraiada, que engloba uma série de obras viárias, tem entre os projetos a serem entregues um parque linear, que seria o maior da cidade.

Enquanto as obras não começam, a operação já revitalizo­u o parque Chuvisco e criou a área de lazer Pedro Bueno.

Outro exemplo de revitaliza­ção é a ciclovia do rio Pinheiros, que levou diversão às margens do rio.

Ela tem 30km de extensão, é segura e oferece posto para reparo de bikes, lojas de bebidas e alimentos e atividades para crianças, entre outras atrações.

 ?? Alberto Rocha/estúdio Folha ?? Parque da Sabesp na Mooca
Alberto Rocha/estúdio Folha Parque da Sabesp na Mooca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil