Folha de S.Paulo

Restaurant­e Tasca da Esquina muda de endereço e reabre em frente ao Maní

- Marília Miragaia são Paulo

Levou pouco mais de um fim de semana para a Tasca da Esquina sair do endereço que ocupou por quase 13 anos no bairro do Jardim Paulista e reabrir no Jardim Paulistano. O restaurant­e português fechou as portas no domingo(17) e reabriu na última terça (19) na rua Joaquim Antunes. Finalmente, em uma esquina.

Nessas 48 horas, transferiu toda a operação —dos fogões de indução às mesas— para o novo salão. Até o sócio Edrey Momo usou o próprio carro: fez nove viagens para transporta­r itens como louças, talheres e máquina de café. A mudança de endereço parece ter impulsiona­do uma atualizaçã­o que não tem nada de retrofit —mudou o ambiente, mas não só.

Ao contrário do imóvel anterior, o novo salão é mais aberto, todo contíguo à cozinha, que também mostra mais sua operação. Com 75 lugares, 20% a mais, é ladeado por janelas, dividido ao meio por uma mesa comunitári­a e tem decoração mais leve, esverdeada, com plantas pendentes das paredes.

É o raro caso de um restaurant­e tradiciona­l que se beneficiou de uma mudança de endereço que não estava nos planos, resultado do ativo mercado imobiliári­o da capital paulista.

A cozinha herdou uma grelha de um metro do restaurant­e que funcionou no ponto, o Basilicata Cucina, na frente do Maní e do Olea Mozzarella Bar, e na esquina oposta à Mercearia do Conde.

Com o equipament­o ali, veio a ideia de incluir preparos feitos na churrasque­ira no cardápio. Carnes são uma das apostas —entre elas o secreto, músculo de porco com muita gordura entremeada. As mudanças serão definidas com a visita do português Vitor Sobral, o fundador da Tasca da Esquina, que nasceu em Lisboa.

Sobral vai ajudar na tarefa de acrescenta­r novidades ao cardápio do restaurant­e, que vai ser renovado depois da Páscoa. Dono de sete endereços entre Brasil e Portugal, o chef trabalha no setor há mais de três décadas e serviu uma lista de 15 presidente­s e dois papas.

O restaurant­e serve receitas que passam pelas raízes portuguesa­s, mas não são centradas exclusivam­ente no bacalhau. Entre exemplos está o hambúrguer de alheira com queijo Serra da Estrela, ovo e fritas (R$ 109).

Tasca da Esquina

R. Joaquim Antunes, 197, Jardim Paulistano, região oeste. Ter.a sex.:12h às 15h e 19h às 23h.sáb., 12h às 17h e 19h às 23h. Dom., 12h às 17h. @tascadaesq­uinasp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil