Folha de S.Paulo

Paciente com chip cerebral da Neuralink joga xadrez

- Nova déli | reuters

A Neuralink, startup de chips cerebrais do bilionário Elon Musk, transmitiu ao vivo nesta quarta-feira (20) seu primeiro paciente implantado usando apenas a mente para jogar xadrez online.

Noland Arbaugh, 29, que ficou paralisado abaixo do pescoço após acidente de mergulho, jogou xadrez em seu laptop e moveu o cursor usando o dispositiv­o neurológic­o.

O implante visa permitir que as pessoas controlem o cursor ou o teclado de um computador usando só seus pensamento­s. Arbaugh recebeu o implante em janeiro.

“A cirurgia foi super fácil”, disse ele no vídeo transmitid­o pela plataforma de mídia social X, também de Musk, referindo-se ao implante. “Eu recebi alta do hospital um dia depois. Não tenho nenhuma deficiênci­a cognitiva.”

“Basicament­e, eu havia desistido de jogar aquele jogo”, disse, referindo-se ao videogame Civilizati­on VI. Vocês todos me deram a capacidade de jogar novamente e joguei por 8 horas seguidas.”

Ao falar sobre sua experiênci­a, Arbaugh disse que ela “não é perfeita” e que eles “tiveram alguns problemas”.

“Não quero que as pessoas pensem que este é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a ser feito, mas isso já conseguiu mudar a minha vida”, acrescento­u.

Kip Ludwig, ex-diretor do programa de engenharia neural dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, disse que o que a Neuralink mostrou não foi um avanço.

“Ainda estamos nos primeiros dias pós-implante e há muito a aprender, tanto por parte da Neuralink quanto por parte do indivíduo, para maximizar a quantidade de informaçõe­s de controle que podem ser obtidas.”

Mesmo assim, Ludwig disse que foi um resultado positivo para o paciente o fato de ele ter conseguido interagir com um computador de uma forma que não conseguia antes do implante. “É certamente um bom ponto de partida”, afirma ele.

 ?? Reprodução ?? Paciente da Neuralink, empresa de Elon Musk, joga xadrez online usando apenas seus pensamento­s
Reprodução Paciente da Neuralink, empresa de Elon Musk, joga xadrez online usando apenas seus pensamento­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil