Folha de S.Paulo

Não foi a Copacabana? Confira filmes estrelados por Madonna *

-

são paulo Por um bom tempo, Madonna tentou somar uma carreira no cinema ao sucesso que obteve como cantora. Enquanto seu primeiro disco bem sucedido é de 1983 (“Madonna”) e seu primeiro papel em um longa, de 1985 —“Em Busca da Vitória” (aluguel na Amazon)—, seu único êxito significat­ivo como atriz viria somente em 1997, com o Globo de Ouro por “Evita” (1996).

Repetidos fracassos de bilheteria e de crítica, porém, acabariam por afastá-la das telas. Seu último papel em frente às câmeras foi em 2002, numa ponta não creditada em “007 - Um Novo Dia para Morrer” (aluguel em Amazon, itunes e Youtube), e seu último trabalho de atuação foi a narração em inglês da animação francesa “Arthur e os Minimoys” (Plutotv, grátis), em 2006.

Até o começo do ano passado, havia uma cinebiogra­fia da cantora, escrita e dirigida por ela mesma, em desenvolvi­mento. Julia Garner (“Ozark”) chegou a ser escalada para o papel principal, mas o projeto —notoriamen­te enrolado— voltou para a geladeira em prol da turnê Celebratio­n, que terminou neste sábado (4) com o show em Copacabana.

Listo aqui sete dos filmes em que Madonna aparece como atriz, além do seu principal longa como diretora.

“Procura-se Susan Desesperad­amente” (1985)

Uma dona de casa entediada (Rosanna Arquette) vê nos classifica­dos do jornal um anúncio: “Procura-se Susan Desesperad­amente”. Curiosa, vai ao ponto de encontro sugerido no texto e, aos poucos, acaba se enrolando na vida de Susan (Madonna). “Desperatel­y Seeking Susan”, MGM+ e Amazon (aluguel), 104 min.

“Surpresa de Shangai” (1986)

Gloria (Madonna), uma missionári­a americana, vai a Xangai em 1939 em busca de uma carga de ópio. Sua intenção é usar a droga para ajudar a aliviar a dor de soldados feridos na Segunda Guerra, mas para sair da cidade com o carregamen­to precisará da ajuda de um comerciant­e, Glendon Walsey (Sean Penn). “Shanghai Surprise”, Looke e Netmovies (grátis), 97 min.

“Quem É esta Garota!” (1987)

Condenada por um crime que não cometeu, Nikki Finn (Madonna) recruta um advogado certinho, Loudon (Griffin Dunne), para provar sua inocência. “Who’s That Girl”, Amazon (aluguel), 92 min.

“Doce Inocência” (1989)

Na véspera do Ano-novo em 1928, um repórter de coluna de fofoca conta as histórias de várias figuras que giram em torno da Broadway, em Nova York. Entre elas, está Feet Samuels (Randy Quaid), um apostador inveterado apaixonado por ela cantora Hortense Hathaway (Madonna), mas que está decidido a se matar por causa de uma dívida. “Bloodhound­s of Broadway”, Max, 93 min.

“Corpo em Evidência” (1993)

Após a morte sob circunstân­cias suspeitas de Andrew Marsh (Michael Forest), sua namorada e maior herdeira, Rebecca Carlson (Madonna), se torna a principal candidata a ter cometido o crime, aos olhos do detetive Robert Garrett (Joe Mantegna). Decidida a provar sua inocência, Rebecca contrata um advogado, Frank Dulaney (Willem Dafoe), mas o comportame­nto sexual da moça o leva a desconfiar dela. “Body of Evidence”, Itunes, 101 min.

“Evita” (1996)

Baseado no musical teatral de Andrew Lloyd Weber e Tim Rice, conta a história da ascensão de Eva Perón (Madonna) de uma garota sonhadora do interior argentino a primeira-dama e “mãe dos pobres”, cuja morte de câncer, aos 33 anos, mobilizou a nação. Star+ e Oldflix, 135 min.

“Destino Insólito” (2002)

Última tentativa real da cantora como atriz, com resultados bastante negativos: o agregador de avaliações Rotten Tomatoes deu ao filme nota 5 (de 100). “Destino Insólito” é um remake dirigido pelo então marido de Madonna, Guy Ritchie, de um longa de 1974 de Lina Wertmüller, sobre a esposa desagradáv­el de um milionário (Madonna) que, durante um cruzeiro pelo Mediterrân­eo, acaba numa ilha deserta com o marinheiro que trabalhava no iate (Adriano Giannini). “Swept Away”, itunes e Amazon (aluguel), 89 min.

“W.E.: O Romance do Século” (2011)

Segunda passagem da cantora pela cadeira de diretora, “W.E.” foi quase tão mal-sucedido quanto “Destino Insólito”. A Folha reportou, em 2011, que os diálogos do filme provocaram até risadas involuntár­ias na sessão de imprensa no Festival de Veneza.

Nele, Wallis “Wally” Winthrop (Abbie Cornish), presa em um casamento infeliz, desenvolve uma obsessão pelo romance de sua xará histórica, Wallis Simpson (Andrea Riseboroug­h), com o rei Edward 8º da Inglaterra (James D’arcy). Criticado por seus parentes e impedido de se casar com Wallis porque ela era divorciada, Edward abdica do trono em favor de seu irmão, George 6º, mas nem tudo são rosas num relacionam­ento com um império na linha. “W./E.”, itunes (aluguel), 119 min.

 ?? Divulgação ?? Madonna em ‘Procura-se Susan Desesperad­amente’
Divulgação Madonna em ‘Procura-se Susan Desesperad­amente’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil