Folha de S.Paulo

Casa de cultura Arena B3 é inaugurada em SP

Espaço traz música, teatro e programaçã­o infantil a preços acessíveis, sempre nos finais de semana, ao centro da cidade

- Laura Lewer

No centro da capital paulista, a poucos metros do largo São Bento, um novo espaço cultural abre suas portas no dia 17 de maio —dentro do prédio onde aconteciam os conhecidos pregões da Bovespa e que atualmente é sede da Bolsa de Valores B3.

É a Arena B3, empreitada patrocinad­a pela empresa e tocada em parceria com a Arte & Atitude e a produtora Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho. O empresário, aliás, já comanda desde 2019 em São Paulo a filial do clube de jazz americano Blue Note, que também tem uma unidade no Rio de Janeiro.

“Conheci este espaço que a B3 usava de segunda a sexta -feira para palestras e eventos para empresas listadas na Bolsa e resolvemos fazer esta provocação há cerca de um ano —por que não transforma­r esta arena num espaço de arte aos finais de semana?”, conta Calainho.

No centro da construção histórica na praça Antônio Prado, então, o lugar com um palco baixo e central que é cercado por cadeirinha­s coloridas em formato de arquibanca­da faz sua estreia com uma apresentaç­ão do músico Roberto Menescal, nome essencial da bossa nova. Acompanhad­o da cantora Cris Delanno, ele comanda uma viagem pelo gênero musical que ajudou a fundar em um show batizado de “Isto É Bossa Nova”.

Menescal se apresenta numa sexta, mas a casa, com capacidade para 150 pessoas, vai concentrar seus espetáculo­s de música, teatro, literatura, dança e outras manifestaç­ões culturais aos sábados e domingos, em duas sessões —às 15h e às 18h.

Os ingressos, vendidos a R$ 40, também devem ser mantidos nesta faixa de preço para as próximas atrações do espaço. A ideia, de acordo com Calainho, é movimentar o centro da cidade com cultura a preços acessíveis.

“O que guia tudo é a excelência artística a preços populares. Ter uma experiênci­a como essa em um prédio empresaria­l é o que eu chamo de bom contraste”, conta o produtor cultural. “Você conecta o público com arte e cultura e, na outra ponta, convida empresas que estão dentro da Bolsa a olharem para esse mundo e se sentirem motivadas a patrocinar música, cinema, teatro e literatura.”

Ana Buchaim, representa­nte da B3, conta que o projeto também quer movimentar a região central de São Paulo, assim como iniciativa­s anteriores, como o Museu da Bolsa do Brasil. “Vamos trazer as pessoas para viver boas experiênci­as no centro”, diz.

A curadoria de maio e junho privilegia a música, com um punhado de tributos a gente como Elton John, Elis Regina, Phil Collins e John Coltrane, mas com espaço para o trabalho autoral de rostos mais recentes da música nacional —caso de Assucena e Filipe Catto, artistas que tocam em agosto na casa.

Também já estão marcadas peças teatrais, como “Sonhos para Vestir”, “Felicidade à Venda” e “Mãe Arrependid­a”, e de comédia, como o show do humorista Jordhan Matheus. Arena B3 Pça. Antônio Prado, 48, Centro. A partir de 17/5, aos sábados e domingos. Programaçã­o em arenab3.com.br

 ?? Fotos Karime Xavier/Folhapress ?? Ambiente da Arena B3, nova casa de apresentaç­ões culturais na região central de São Paulo
Fotos Karime Xavier/Folhapress Ambiente da Arena B3, nova casa de apresentaç­ões culturais na região central de São Paulo
 ?? ?? Roberto Menescal (esq.), Luiz Calainho e Ana Buchaim
Roberto Menescal (esq.), Luiz Calainho e Ana Buchaim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil