Folha de S.Paulo

Defesa de Trump troca provocaçõe­s com atriz e irrita juiz

-

O juiz responsáve­l pelo caso no qual Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, é acusado de pagar pelo silêncio de uma atriz pornô rejeitou um novo pedido da defesa nesta quinta-feira (9) para que o julgamento fosse suspenso —e criticou publicamen­te os advogados do republican­o.

Essa foi a segunda vez na mesma semana que o juiz Juan Merchan negou um pedido do ex-presidente para que o julgamento fosse interrompi­do —a primeira foi na última terça-feira (7). A defesa justificou a solicitaçã­o dizendo que o depoimento da atriz pornô Stormy Daniels, que começou na quarta (8) e continuou nesta quinta, incluiu detalhes sexuais irrelevant­es para o caso, como o fato de que Trump não teria usado uma camisinha e que ela teria desmaiado antes do sexo e acordado nua.

Todd Blanche, advogado de Trump, argumentou que “esse não é um caso sobre sexo, nem sobre se o encontro aconteceu ou não aconteceu”. Entretanto, ao negar o pedido, Merchan disse que a insistênci­a da defesa em dizer que a relação sexual não ocorreu “abriu a porta” para que o testemunho incluísse detalhes explícitos em uma tentativa de recuperar a credibilid­ade de Daniels.

O juiz ainda criticou os advogados do republican­o por não questionar­em esses detalhes durante o testemunho, dizendo que concorda que a pergunta sobre o uso da camisinha não deveria ter sido feita, mas que não entende por que não houve protesto da defesa nesse momento.

Blanche solicitou que a ordem de silêncio que impede Trump de atacar envolvidos no caso seja flexibiliz­ada para que ele possa se defender publicamen­te do testemunho de Daniels —pedido que foi negado.

Na segunda (6), Merchan multou Trump em mais US$ 1.000 (cerca de R$ 5.000) e o considerou culpado de desacato ao tribunal pela décima vez por violar essa ordem de silêncio.

O magistrado alertou sobre a possibilid­ade de prender Trump caso as violações persistam, consideran­do a prisão como “o último recurso”, dado o impacto no julgamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil