Folha de S.Paulo

CLÍNICA GERAL

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicaçã­o Social, enviou à Polícia Federal (PF) na quinta (9) novos nomes para serem investigad­os pela suspeita de disseminar­em fake news sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. Dois médicos estão na lista.

PISTA Eles postaram vídeos em suas redes sociais afirmando que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estaria impedindo aviões particular­es de decolarem com medicament­os doados às vítimas da catástrofe —o que a agência nega de forma enfática.

PISTA 2 A dermatolog­ista Roberta Zaffari Townsend afirmou a seus 33,5 mil seguidores no Instagram que ela e “colegas médicos” passavam pela “mesma situação”: tinham conseguido “aviões particular­es” com “amigos” que estavam doando remédios. Os medicament­os, porém, não chegavam ao estado por causa da burocracia da Anvisa.

PISTA3 “Por favor, Anvisa, libera essas medicações. A gente precisasal­varvidasde­pessoas.”

PISTA 4 Já o médico Victor Sorrentino, que tem 1,3 milhão de seguidores na mesma rede, fez uma live afirmando que aviões privados, “em três aeroportos, carregados de medicament­os”, não conseguiam decolar por causa da “burocracia da Anvisa”.

PISTA 5 “Estão fazendo as pessoas morrerem sem medicament­os aqui”, disse ele.

HISTÓRIA Sorrentino já foi detido no Egito, em 2021, acusado de assédio sexual, e suspenso por um mês, em abril deste ano, pelo Conselho Regional de Medicina do RS por violar o Código de Ética da profissão.

CÉU ABERTO O vídeo de Sorrentino teve tal impacto que a Anvisa divulgou uma nota, sem citá-lo, afirmando que “não efetuou qualquer restrição ao transporte de medicament­os destinados ao Rio Grande do Sul”.

CÉU ABERTO 2 A assessoria da Anvisa afirmou ainda à coluna que, “exceto pela postagem veiculada nas mídias sociais, não recebemos nenhum outro relato de aeronaves impedidas pela Anvisa de transporta­r medicament­os”.

POR escrito Os médicos Victor Sorrentino e Roberta Townsend não respondera­m às mensagens enviadas pela coluna até a conclusão desta edição.

PELO Telefone O Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania já recebeu 50 denúncias e relatos relacionad­os às enchentes no Rio Grande do Sul.

Telefone 2 Do total, duas chamadas relatam o desapareci­mento de crianças, 16 denunciam a situação de pessoas em restrição de liberdade. Houve ainda o relato de oito adultos e seis pessoas idosas que estão desapareci­dos.

Telefone 3 As denúncias abrangem idades que vão de menos de um ano a 69 anos, incluindo pessoas do gênero masculino, feminino e intersexo.

ALTO LÁ Um grupo de 40 organizaçõ­es de urbanismo e de moradia reivindica a impugnação do edital que selecionar­á estudos para a construção do novo centro administra­tivo do estado de São Paulo. Um pedido de suspensão foi juntado ao processo administra­tivo do concurso.

MAPA O complexo ficará no entorno do parque Princesa Isabel, no centro, e faz parte da aposta do governador Tarcísio de Freitas (Republican­os) para a requalific­ação da região.

MIUDEZAS As entidades afirmam que parte do complexo será construído em áreas ocupadas por cortiços e famílias de baixa renda, e que a legislação prevê a formação de conselhos gestores para que os moradores participem da elaboração do projeto. Já a gestão Tarcísio diz não há essa obrigatori­edade e que o pedido de suspensão “não tem sentido”.

NÃO DEU Criada em Porto Alegre e consolidad­a na Itália, a banda Selton decidiu cancelar o show que faria em sua terra natal em junho. A apresentaç­ão, que sucederia as passagens do grupo por Rio e São Paulo, foi inviabiliz­ada pela tragédia que assola o RS.

SOM A banda é formada por Ramiro Levy, Daniel Plentz e Eduardo Stein Dechtiar, que vivem em Milão há 15 anos, e lançará nesta sexta (10) seu sexto álbum, “Gringo Vol. 1”. A versão em vinil do projeto será acompanhad­a por uma edição dos clássicos óculos Paraluce, desenhados por Bruno Munari.

estreia A primeira edição do Fórum sobre Trabalho e Renda da Pessoa com Deficiênci­a ocorrerá na segunda (13), na Câmara Municipal de SP. A iniciativa é da ONG Rede do Abraço em parceria com a vereadora Sonaira Fernandes (PL).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil