Folha de S.Paulo

Desastre climático no RS eleva inflação em 0,2 ponto percentual, estima banco

- Mauro Zafalon

O desastre climático no Rio Grande do Sul, além da dimensão humana, traz fortes consequênc­ias econômicas, inclusive com implicaçõe­s nacionais.

Uma das principais atividades afetadas no estado foi a agropecuár­ia. O setor responde por 15% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual, o que representa 12,6% do PIB agropecuár­io brasileiro.

As avaliações foram feitas pelo Depec (Departamen­to de Pesquisas e Estudos Econômicos) do Bradesco.

As perdas agropecuár­ias vão influencia­r também a inflação nacional. Os analistas do banco, com base nas informaçõe­s disponívei­s, calculam que é razoável considerar um impacto potencial de 0,2 ponto percentual na inflação deste ano. Eles consideram uma alta de 5% na cotação da soja e de 20% na do arroz —o RS responde por 71% da produção de arroz do Brasil.

Cerca de 70% das áreas cultivadas com soja e 80% das com arroz já foram colhidas. Com base em uma perspectiv­a de que metade da produção que ainda está no campo seja perdida, a perda provável seria de 800 mil toneladas de arroz e 3,2 milhões de soja.

O Bradesco destaca ainda que o estado respondeu por 12% dos abates de suínos e por 9,5% dos abates de frangos em 2023.

Consideran­do os impactos do desastre climático atual no estado, o PIB agropecuár­io nacional pode recuar 3,5%. A estimativa anterior do banco era de uma queda de 3%.

Os analistas do banco destacam ainda os efeitos da interrupçã­o de mobilidade no estado para os setores de leite e de carnes, além das dificuldad­es de transporte de ração e de outros insumos.

O estado terá também redução nas receitas com exportaçõe­s —o banco prevê perdas de US$ 1 bilhão nas exportaçõe­s de soja e de US$ 1,0 bilhão em outros produtos.

 ?? Nelson Almeida/afp ?? Silos de arroz alagados após fortes chuvas em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul; estado tem participaç­ão de 71% na produção do cereal no Brasil
Nelson Almeida/afp Silos de arroz alagados após fortes chuvas em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul; estado tem participaç­ão de 71% na produção do cereal no Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil