Folha de S.Paulo

George Orwell é o escritor há mais tempo em lista de best-sellers de ficção no Brasil

- Clara Balbi, Natália Santos e Nicholas Pretto

Não deu para Colleen Hoover, JoJo Moyes, Sarah J. Maas ou qualquer outro escritor que hoje arrasta multidões para eventos e mantém séquitos fiéis na internet. George Orwell é o autor que aparece há mais tempo na lista anual dos 20 livros de ficção mais vendidos do Brasil organizada pela Nielsen Bookscan, plataforma que monitora vendas físicas e virtuais de livros em redes como a Amazon, indica levantamen­to da reportagem.

O nome do escritor ocupa o rol há nove anos, de 2015, o segundo ano da série histórica, a 2023, o último. E, embora a obra responsáve­l por essa façanha seja “A Fazenda dos Animais” —ainda sob o título com que foi publicado originalme­nte no país, “A Revolução dos Bichos”—, um outro livro do escritor vem logo em seguida. É “1984”, presente na seleção entre 2017 e 2021.

O romance tem, aliás, voltado às listas de mais vendidos com frequência nos últimos anos. Em 2017, quando uma assessora do então presidente americano Donald Trump falou em “fatos alternativ­os”, ele passou a liderar os bestseller­s da Amazon no país.

Em 2020, na pandemia de coronavíru­s, foi a vez de os brasileiro­s comprarem o título em massa. E, em 2022, dos russos, depois da invasão da Ucrânia liderada por Vladimir Putin.

O serviço LitRes afirmou que o livro disparou 45% em vendas naquele ano no país.

Empatados em segundo lugar com “1984”, no quesito tempo de permanênci­a na lista, estão outra distopia, “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood, que aparece no rol de 2017 a 2021, e o suspense “A Garota do Lago”, de Charlie Donlea, presente de 2019 a 2023.

Enquanto isso, escritores contemporâ­neos chamam a atenção pela quantidade de livros simultâneo­s que mantiveram entre os mais vendidos ao longo da série histórica. Dos 20 livros da lista do ano passado, oito eram de autoria de Colleen Hoover, incluindo o líder do ranking, o romance “É Assim que Acaba”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil