um bom lu­gar pa­ra pe­da­lar

Itaim Bi­bi man­tém ci­clo­vi­as con­ser­va­das a uma dis­tân­cia se­gu­ra do trân­si­to

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Capa - Ri­car­do Am­pu­dia

A bi­ci­cle­ta po­de ser uma óti­ma op­ção pa­ra se lo­co­mo­ver pe­lo Itaim Bi­bi. Com uma das ci­clo­vi­as mais bem con­ser­va­das da ci­da­de no ei­xo cen­tral do bair­ro, a avenida Fa­ria Li­ma, pe­da­lar por ali agi­li­za os des­lo­ca­men­tos do dia a dia e pro­por­ci­o­na um bom pas­seio de fim de se­ma­na.

A ro­ta li­ga o par­que Ibi­ra­pu­e­ra, na zo­na sul, ao par­que Vil­la-Lo­bos, na re­gião oes­te, pas­san­do por pon­tos de in­te­res­se co­mo o Mu­seu da Ca­sa Bra­si­lei­ra, a Ca­sa Bandeirista e o Sesc Pi­nhei­ros, nas pro­xi­mi­da­des do lar­go da Ba­ta­ta.

Ci­clis­tas ini­ci­an­tes não pre­ci­sam se preocupar, o tre­cho pos­sui du­as pis­tas ser­pen­te­an­do o can­tei­ro cen­tral da via em segurança, lon­ge do trân­si­to e com ram­pas e se­má­fo­ros nos cru­za­men­tos.

Ou­tra op­ção é a ci­clo­via do rio Pi­nhei­ros, aber­ta das 5h às 18h30. Com aces­so por uma pas­sa­re­la no par­que do Po­vo, a pis­ta se­gue mar­ge­an­do o mal­tra­ta­do rio, ou­tro­ra sím­bo­lo da ci­da­de.

A ro­ta é a pre­fe­ri­da de atle­tas pa­ra trei­nos de bi­ke e cos­tu­ma fi­car lo­ta­da nas ma­nhãs de sá­ba­do e do­min­go, com pe­lo­tões ve­lo­zes pas­san­do de um la­do pa­ra o ou­tro.

Com o cair da tar­de, o mo­vi­men­to se acal­ma e a via fi­ca ide­al pa­ra um pas­seio em fa­mí­lia, com al­guns pon­tos de apoio pa­ra os ci­clis­tas, com água e ba­nhei­ros.

Ain­da que o ex­ces­so de li­xo no rio en­tris­te­ça o olhar, ár­vo­res fru­tí­fe­ras e uma fau­na ri­ca em ro­e­do­res e pás­sa­ros são ha­bi­tués do lo­cal, que, acre­di­tem, até ga­nhou al­cu­nha de ci­clo­via da ca­pi­va­ra.

AL­BER­TO RO­CHA/FO­LHA­PRESS

RE­FLE­XO EM PRÉ­DIO DA FA­RIA LI­MA, NO ITAIM BI­BI.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.