CI­DA­DE

Vi­da em Hi­gi­e­nó­po­lis é re­tra­ta­da em pu­bli­ca­ção

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Índice - tex­to Ana Ri­bei­ro

Em agos­to do ano pas­sa­do, quan­do a edi­to­ra de mo­da e es­ti­lo He­le­na Mon­ta­na­ri­ni lan­çou o jor­nal aQu­a­dra, pa­ra fa­lar do Jar­dim Pau­lis­ta­no e ar­re­do­res, per­ce­beu que trans­for­mar um bair­ro em pu­bli­ca­ção tem mui­tas van­ta­gens pa­ra os ha­bi­tan­tes, os vi­si­tan­tes, o co­mér­cio lo­cal, pa­ra to­da a vi­zi­nhan­ça.

“A gen­te con­ta his­tó­ri­as, re­tra­ta as pes­so­as e is­so cria uma pro­xi­mi­da­de que re­fle­te em bem-es­tar pa­ra to­do mun­do”, diz. “Mi­nha in­ten­ção é va­lo­ri­zar o ser hu­ma­no, de­fen­der as ques­tões do bair­ro e apro­xi­mar as pes­so­as”, ex­pli­ca a edi­to­ra.

He­le­na ini­ci­ou a his­tó­ria de aQu­a­dra pe­lo bair­ro on­de vi­ve atu­al­men­te —a sex­ta edi­ção sai no dia 1º. Pa­ra a se­gun­da ver­são do jor­nal, de­ci­diu tra­tar de Hi­gi­e­nó­po­lis, on­de pas­sou a ado­les­cên­cia e vi­veu dos anos 1970 aos 1990, e ar­re­do­res, o que en­glo­ba Pa­ca­em­bu, San­ta Ce­cí­lia, Cam­pos Elí­se­os e a re­gião cen­tral.

Com o mes­mo no­me, a mes­ma pe­ri­o­di­ci­da­de bi­mes­tral, a mes­ma cir­cu­la­ção (4.000 exem­pla­res im­pres­sos) e o mes­mo as­pec­to de dis­tri­bui­ção gra­tui­ta da ver­são vol­ta­da pa­ra o Jar­dim Pau­lis­ta­no, a pri­mei­ra edi­ção de aQu­a­dra Hi­gi­e­nó­po­lis te­ve cu­ra­do­ria do fo­tó­gra­fo Fe­li­pe Mo­ro­zi­ni, mo­ra­dor do cen­tro, que é en­ga­ja­do nas ques­tões da ci­da­de e, es­pe­ci­al­men­te, na cri­a­ção do Par­que Mi­nho­cão.

“Hi­gi­e­nó­po­lis é mui­to ri­co de pes­so­as, tem gran­de con­cen­tra­ção de ar­tis­tas, es­cri­to­res, ato­res, ar­qui­te­tos, es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­ri­os. E tem mais gen­te, por­que tem mais mo­ra­dia ver­ti­cal do que o Jar­dim Pau­lis­ta­no”, diz He­le­na.

Estrelas da pri­mei­ra edi­ção: O edi­fí­cio Bre­tag­ne, pro­je­to do ar­qui­te­to Ar­ta­cho Ju­ra­do, a pra­ça Bu­e­nos Ai­res, a “be­la do bair­ro” The­re­za Col­lor e o em­pa­lha­dor Rob­son Do­ni­ze­ti de Mo­ra­es, que aten­de a cli­en­tes, co­mo Jô So­a­res, em seu “pon­to” na rua Ma­ra­nhão.

fo­to Edu­ar­do Knapp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.