al­qui­mia do frank

Car­da­mo­mo, cha­ru­to, la­ran­ja-baía... es­tá na ho­ra da fei­ti­ça­ria!

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Bebida -

Ela exi­be seus de­dos da mão, já sem di­gi­tais. “Is­so foi pe­la in­con­sequên­cia de quan­do era jo­vem e cor­ta­va sa­cas e sa­cas de li­mão pa­ra fes­ta open bar sem lu­va”, con­ta. Téc­ni­ca em química, achou me­lhor ga­nhar a gas­tar di­nhei­ro com bebida. Che­gou ao re­no­ma­do bar há cer­ca de dois anos, co­mo gar­ço­ne­te, e, um ano atrás, as­su­miu a co­zi­nha-la­bo­ra­tó­rio no lu­gar de Mi­chelly Rossi, ho­je bar­ten­der do bar Fel, no cen­tro.

Sua fa­mí­lia não co­nhe­ce o lu­gar que atrai aman­tes da co­que­te­la­ria do Bra­sil to­do. A mãe não gos­ta de na­da que te­nha a ver com ál­co­ol, o pai acha que ali tem mui­ta fres­cu­ra, nun­ca aplau­di­ram seu tra­ba­lho à noi­te.

“É cla­ro que sen­ti pre­con­cei­to por ser mu­lher, só que car­re­go mais sa­co de ge­lo do que mui­to ho­mem”, afir­ma. “Fa­lam que sou bra­va. Se na pri­mei­ra mal­cri­a­ção que es­cu­tei eu ti­ves­se ido pa­ra ca­ma cho­rar, vo­cê não te­ria me co­nhe­ci­do”, com­ple­ta a gor­di­nha de ca­be­lo ca­che­a­do, co­mo se de­fi­ne, com 14 anos de ex­pe­ri­ên­cia na área.

A pre­ci­são é a mar­ca ne­ces­sá­ria de seu tra­ba­lho, o que ga­ran­te a uni­for­mi­da­de dos re­sul­ta­dos. Pa­ra che­gar ao ide­al de ca­da um dos in­gre­di­en­tes, Adri­a­na con­ta que pas­sou di­as e noi­tes fa­zen­do tes­tes.

“Tem que ano­tar ca­da pas­so, às ve­zes vo­cê co­me­ça a fa­zer, em­pol­ga-se, mas de­pois que acer­ta tem que con­se­guir re­pe­tir igual.” Ago­ra, ela faz as pesquisas pa­ra o pró­xi­mo me­nu, que de­ve ser im­plan­ta­do en­tre agos­to e se­tem­bro des­te ano.

Adri­a­na tam­bém é exi­gen­te. Fi­ca de cos­tas pa­ra o bal­cão quan­do vai a ba­res, pa­ra não ver er­ros. “Pre­fi­ro to­mar uma cer­ve­ja a be­ber um drin­que mal equi­li­bra­do.”

A mãe de um me­ni­no de seis anos ri o tem­po to­do e se diz apai­xo­na­da pe­lo que faz. Tem cur­sos de bar, mi­xo­lo­gia —“apren­de-se a des­mem­brar os sa­bo­res”— e ago­ra se pre­pa­ra pa­ra um de con­fei­ta­ria, que con­si­de­ra pró­xi­mo de seu dia a dia. “Es­tou em bus­ca de mais co­nhe­ci­men­to e sa­tis­fa­ção. Qu­e­ro olhar no es­pe­lho e di­zer: ‘ah, eu sou fo­da’.”⋆

TÔ­NI­CA Qui­ni­no, ca­pim-li­mão, pi­men­ta da Ja­mai­ca, se­men­te de co­en­tro, la­ran­ja­baía, li­mão-si­ci­li­a­no, xa­ro­pe de açú­car MARMELADA DE LA­RAN­JA VER­ME­LHA COM SOUR BEER La­ran­ja ver­me­lha, li­mão-si­ci­li­a­no, cer­ve­ja sour e açú­car XA­RO­PE DE CHA­RU­TO Água, açú­car, to­mi­lho e uís­que Ard­beg; a mis­tu­ra é de­fu­ma­da com um cha­ru­to CO­A­LHA­DA DE FRAM­BO­E­SA Lei­te, vi­na­gre de ma­çã, fram­bo­e­sa, amo­ra, mo­ran­go, açú­car, car­da­mo­mo, anis es­tre­la­do, cra­vo-daín­dia, cu­ma­ru e rum pa­ra for­ti­fi­car TOFFEE AP­PLE RATAFIA (CA­RA­ME­LO DE MA­ÇÃ) Su­co de ma­çã ver­de, açú­car, cre­me de lei­te fres­co, cal­va­dos (des­ti­la­do)

GINGER ALE Su­co de gen­gi­bre, su­co de li­mão, xa­ro­pe de açú­car, água

/Ho­tel Mak­soud Pla­za - R. São Car­los do Pi­nhal, 424, Be­la Vis­ta, tel. 3145-8000. De seg. a dom., a par­tir das 18h.

FRANK BAR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.