Co­mo es­co­lher e on­de ga­rim­par su­as pró­xi­mas gar­ra­fas

Sai­ba o que es­pe­rar de ca­da ti­po de co­mér­cio de vi­nho, dos su­per­mer­ca­dos aos clu­bes por as­si­na­tu­ra

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Índice - Flá­via G. Pi­nho tex­to Lais Bat­ti­a­to ilus­tra­ções

Não é que o bra­si­lei­ro es­te­ja be­ben­do mais vi­nho. Há mais ou me­nos uma dé­ca­da, se­gun­do o Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro do Vi­nho (Ibra­vin), o con­su­mo per ca­pi­ta es­tá es­ta­ci­o­na­do em 1,8 li­tro por ano (pou­co mais de du­as gar­ra­fas). O que mu­dou, e mui­to, foi o co­mér­cio. Dez anos atrás, o pau­lis­ta­no que pro­cu­ras­se va­ri­e­da­de ti­nha os em­pó­ri­os co­mo me­lhor op­ção. Mas o pre­ço pe­ga­va.

Já nos su­per­mer­ca­dos, on­de es­ta­vam os ró­tu­los mais ba­ra­tos, não era ra­ro to­par com gar­ra­fas em­po­ei­ra­das, há mui­to es­que­ci­das nas pra­te­lei­ras. Ho­je, o ce­ná­rio é ou­tro. Os su­per­mer­ca­dos, pa­ra co­me­çar, têm seções de vi­nhos ca­da vez mais tur­bi­na­das.

A do Pão de Açú­car, por exem­plo, te­ve o port­fó­lio de ró­tu­los au­men­ta­do em 40% na úl­ti­ma dé­ca­da. “Per­ce­bo que a se­le­ção dos su­per­mer­ca­dos tem me­lho­ra­do bas­tan­te, e a ro­ta­ti­vi­da­de já é gran­de. Aca­bou aque­le pro­ble­ma de com­prar vi­nho de­te­ri­o­ra­do”, afir­ma Wes­ley Mo­rei­ra, 36, fun­da­dor da Som­me­li­er Scho­ol, em São Pau­lo.

O sur­gi­men­to das lo­jas on­li­ne e dos clu­bes por as­si­na­tu­ra tam­bém con­tri­buiu pa­ra au­men­tar a con­cor­rên­cia. A Wine, que atua nos dois seg­men­tos, foi fun­da­da há dez anos e ho­je tem 450 mil cli­en­tes ati­vos. Por dia, são des­pa­cha­dos 10 mil pe­di­dos.

Em ou­tu­bro de 2017, a em­pre­sa ain­da lan­çou um se­gun­do si­te, o vi­nho­fa­cil.com.br, fo­ca­do nos ró­tu­los abai­xo dos R$ 30. “Os vi­nhos de até R$ 80 re­pre­sen­tam o for­te dos ne­gó­ci­os no Bra­sil, pa­ra to­do ti­po de co­mér­cio”, diz Ro­ge­rio Sa­lu­me, CEO da Wine.

Nas pá­gi­nas que se­guem, os es­pe­ci­a­lis­tas ou­vi­dos pe­la re­vis­ta es­miú­çam van­ta­gens e des­van­ta­gens de ca­da ti­po de co­mér­cio, le­van­do em con­ta o perfil do con­su­mi­dor e o ta­ma­nho do bol­so. ▸

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.