BI­COL

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Crítica -

OBi­col, cu­ja ope­ra­ção en­vol­ve três ge­ra­ções de uma fa­mí­lia sul-co­re­a­na, mu­dou-se para um pon­to no­vo, a qua­tro quar­tei­rões da casa que ha­bi­tou des­de 2000, na Acli­ma­ção. Se por um la­do per­deu o ar in­te­ri­o­ra­no, ga­nhou es­tru­tu­ra mais ro­bus­ta, com sis­te­ma de exaus­tão ca­paz de dis­si­par a fu­ma­ça do chur­ras­co fei­to em cha­pa à me­sa pe­lo cli­en­te.

Ao fo­lhe­ar o me­nu há que se co­me­mo­rar a per­ma­nên­cia de clás­si­cos (chur­ras­cos, cal­dei­ra­das, so­pas api­men­ta­das), que de­vem di­vi­dir aten­ção com no­vi­da­des no mês que vem.

É um ri­tu­al re­ce­ber e com­par­ti­lhar as fi­nas fa­ti­as de con­tra­fi­lé ma­ri­na­do e aco­mo­dá-las so­bre a cha­pa cir­cun­da­da por sul­cos com um cal­do de­li­ca­do, à ba­se de shoyu —que ga­nha for­ça quan­do se jun­ta ao su­co da car­ne. O chur­ras­co, tam­bém em ver­são de car­ne suí­na, lín­gua bo­vi­na e pei­to de pa­to, di­vi­de a me­sa com os ban­chans, por­ções que va­ri­am ON­DE: r. Jo­sé Ge­tú­lio, 422, Acli­ma­ção; tel. 97353-0571 QUAN­DO: seg. e qua. a sex., das 12h às 14h30 e das 17h30 às 21h30; ter., das 17h30 às 21h30; sáb. e dom., das 11h30 às 15h e das 17h30 às 21h30 AVA­LI­A­ÇÃO co­mo­di­a­e­o­pra­to(R$109,pa­ra­du­as­pes­so­as).

Po­de ha­ver mi­ni­pan­que­cas de legumes, to­fu em­ba­la­do em ovo, pas­sa­do na cha­pa, kim­chi, a acel­ga fer­men­ta­da e api­men­ta­da tra­di­ci­o­nal e es­sen­ci­al a es­sa co­zi­nha. Es­te, in­clu­si­ve, ser­ve ain­da de con­di­men­to para en­ri­que­cer os ro­li­nhos em­ba­la­dos em fo­lha de al­fa­ce, com ar­roz glu­ti­no­so e car­ne.

Tam­bém en­can­ta —e aque­ce— o bi­bim­bap, um me­xi­dão que com­bi­na ar­roz, legumes e car­ne, sob um ovo fri­to. É mis­tu­ra­do à me­sa, de mo­do que a ge­ma mo­le tor­na o con­jun­to un­tu­o­so. O ar­roz, ao fun­do, quei­ma le­ve­men­te e vi­ra uma cros­ti­nha de ar­re­pi­ar de boa.

Cau­sa ale­gria pa­re­ci­da o gui­o­za, mas­sa de­li­ca­da que en­vol­ve re­cheio de car­ne suí­na e man­tém su­cu­lên­cia nas du­as ver­sões: ao va­por ou fri­to, quan­do ga­nha su­per­fí­cie cro­can­te e dou­ra­da, sem ex­ces­so de gor­du­ra.

No cai­xa, al­gu­mas ten­ta­ções: pi­co­lés co­re­a­nos de me­lão e ba­na­na e itens im­por­ta­dos —ba­las, be­bi­das, ar­ti­gos de pa­pe­la­ria.

ruim

re­gu­lar

bom

mui­to bom

óti­mo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.