Cindy Wilk

Tem­po­ra­da de na­vi­os no Bra­sil, que co­me­ça em no­vem­bro, tem ca­pa­ci­da­de 13% mai­or que a do ano pas­sa­do

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - /cruzeiros -

Acon­te­ce to­do ano. Gran­des tran­sa­tlân­ti­cos que pas­sam os me­ses quen­tes do ve­rão na Eu­ro­pa mi­gram à nos­sa cos­ta pa­ra a es­pe­ra­da tem­po­ra­da de cru­zei­ros no Bra­sil.

Em 2018, se­rão seis, mes­mo nú­me­ro do ano pas­sa­do, pa­ra uma ma­ra­to­na de cin­co me­ses, que co­me­ça em no­vem­bro e se­gue até o iní­cio de abril. Eles fa­rão 133 ro­tei­ros e 585 pa­ra­das em 18 des­ti­nos –15 no Bra­sil e três no ex­te­ri­or (Bu­e­nos Ai­res, Mon­te­vi­déu e Pun­ta del Es­te). No­vas es­ca­las es­ta­rão em tes­te, co­mo Ju­re­rê, em Flo­ri­a­nó­po­lis (SC).

Os ro­tei­ros re­gu­la­res mais lon­gos, de se­te ou oi­to noi­tes, ras­gam nos­sas águas en­tre San­tos (SP) ou Rio (RJ) e Sal­va­dor (BA), ao nor­te, ou ru­mam ao sul até a Ar­gen­ti­na.

A gran­de no­vi­da­de do ano é a che­ga­da do MSC Se­a­vi­ew, que com­por­ta 5.100 pas­sa­gei­ros e foi lan­ça­do em ju­nho. Ins­pi­ra­do em um con­cei­to de re­si­den­ci­al de praia, ele per­mi­te que o tu­ris­ta fi­que mais pró­xi­mo do mar, gra­ças à pro­me­na­de de 360° que o cir­cun­da, lo­ca­li­za­da em um de­que mais bai­xo.

“O ta­ma­nho dos na­vi­os e su­as es­ta­di­as au­men­ta­ram. As­sim, mes­mo man­ten­do o mes­mo nú­me­ro, va­mos pa­ra 490 mil lei­tos, ofer­ta 13% mai­or em re­la­ção à de 2017”, com­pa­ra Mar­co Fer­raz, pre­si­den­te da Clia Bra­sil, bra­ço na­ci­o­nal da prin­ci­pal au­to­ri­da­de glo­bal do se­tor. Ou­tros 30 na­vi­os ape­nas pas­sam por aqui, em ro­tei­ros de volta ao mun­do ou pe­la Amé­ri­ca do Sul.

Já os mi­ni­cru­zei­ros são mui­to pro­cu­ra­dos por cru­zei­ris­tas de pri­mei­ra vi­a­gem, que re­pre­sen­ta­ram na tem­po­ra­da pas­sa­da mais da me­ta­de do pú­bli­co to­tal (53,4%).

“A pri­mei­ra vi­a­gem no Bra­sil é um tram­po­lim; em ge­ral, um mi­ni­cru­zei­ro. De­pois vem um de se­te noi­tes, e o pas­so se­guin­te é na­ve­gar no ex­te­ri­or”, diz Mar­co. Nes­te úl­ti­mo ca­so, mais de um ter­ço dos bra­si­lei­ros es­co­lhe o Ca­ri­be, se­gui­do pe­la Eu­ro­pa.

Nas pá­gi­nas se­guin­tes, co­nhe­ça os na­vi­os que vi­rão ao país, uma se­le­ção dos que es­ta­rão em ma­res es­tran­gei­ros e tam­bém os prin­ci­pais ro­tei­ros pa­ra vo­cê es­co­lher o seu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.