Sa­bor bra­si­lei­ro

Ca­sas pau­lis­ta­nas re­for­çam ca­fé da ma­nhã com itens na­ci­o­nais

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Comer - Ma­rí­lia Mi­ra­gaia

Na co­mi­da da ma­nhã no Bra­sil, en­si­na o es­tu­di­o­so Câ­ma­ra Cas­cu­do (1898-1986), o pão “com­pa­re­cia nas cidades e não [era] muito re­gu­lar nas re­fei­ções mo­des­tas”. Rei­na­vam itens lo­cais, co­mo “leite com cus­cuz ou cus­cuz com­lei­te­de­co­co”epa­ço­ca,ba­na­na,min­gau... “O ca­fé é li­ga­do a in­gre­di­en­tes de sus­tan­ça, vindos da nos­sa cul­tu­ra ru­ral. Her­da­mos es­ses ele­men­tos hoje”, ex­pli­ca Paulo Ma­cha­do, pes­qui­sa­dor do ins­ti­tu­to homô­ni­mo. Não é que ra­pa­du­ra, cus­cuz e ta­pi­o­ca co­me­çam a abo­ca­nhar ca­fé con­ti­nen­tal?

E, é cla­ro, tem tam­bém quem quei­ra de­di­car mais fô­le­go ao Bra­sil. Ca­so da chef He­loi­sa Bacellar, que lan­ça o pro­je­to Ca­fés da Ma­nhã do Bra­sil no Lá da Ven­da.

Ne­le, a chef vai pas­se­ar por uma re­gião do país a cada dois me­ses —a co­me­çar pe­lo Nor­des­te, res­ga­tan­do as manhãs de in­fân­cia que pas­sa­va na Pa­raí­ba, qu­an­do via che­gar “ba­ci­as far­tas de ca­ju” direto da fa­zen­da.

Quem es­ti­ver com de­se­jos de re­lem­brar ares mi­nei­ros pode com­pa­re­cer ao Ki­tan­da Bra­sil, da chef Ta­nea Ro­mão, a par­tir do dia 12 de ou­tu­bro. Lá, ela vai res­ga­tar em uma gran­de me­sa “aque­la coi­sa acon­che­gan­te de casa”, com bis­coi­to de pol­vi­lho fri­to, ge­lei­as e ou­tros itens fei­tos na ho­ra, co­mo min­gau de fu­bá e vi­ra­di­nho de ba­na­na.

Uma be­la ho­me­na­gem ao que­bra-tor­to, co­mo se cos­tu­ma cha­mar o ca­fé da ma­nhã tí­pi­co do Pan­ta­nal, ex­pli­ca Paulo Ma­cha­do. O ca­fé de ares mi­nei­ros se­rá ser­vi­do a par­tir de 12/10 em uma me­sa e co­bra­do por item. Além de ge­lei­as, bo­los e broa, a chef Ta­nea Ro­mão vai pre­pa­rar pra­tos na ho­ra, co­mo min­gau de fu­bá e vi­ra­di­nho de ba­na­na.

/R. Ca­tão, 893, Vi­la Ro­ma­na, tel. 94288-8007 En­cla­ve da cozinha do Va­le do Je­qui­ti­nho­nha, ser­ve aos sá­ba­dos um com­bo com pão e re­quei­jão de cor­te, ba­na­na-da-ter­ra e ca­fé. Além, é cla­ro, de pães de quei­jo.

/R. Do­na Eli­sa, 117, Bar­ra Fun­da, tel. 2538-0844

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.