5 CRI­A­ÇÕES DOS IR­MÃOS

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - /cidade -

PICOS DO JARAGUÁ(2018)

Ins­ta­la­ção fei­ta com 669 tre­nas, re­pre­sen­tan­do a vi­são do pi­co do Jaraguá. É uma crí­ti­ca à ver­ti­ca­li­za­ção da re­gião. /Sesc Pi­nhei­ros - R. Paes Le­me, 195, Pi­nhei­ros

EMPENA VI­VA (2015)

Pin­tu­ra em más­ca­ra ade­si­va na pa­re­de de um pré­dio vi­zi­nho ao Mi­nho­cão, mos­tran­do pes­so­as em mo­men­tos de la­zer. A pro­pos­ta é hu­ma­ni­zar o lo­cal.

/Av. Gen. Olím­pio da Sil­vei­ra, 327, San­ta Ce­cí­lia

LIDIANE 1 (2011)

In­ter­ven­ção na fa­cha­da de um con­jun­to ha­bi­ta­ci­o­nal. As co­res for­tes re­qua­li­fi­ca­ram a cons­tru­ção.

/R. Sam­paio Cor­reia, 520, Li­mão

JOÃO MOURA (2009)

Pré­dio fei­to com pai­néis em de­gra­dê, vi­dro e con­cre­to, li­gan­do du­as ru­as. Re­ce­beu men­ção hon­ro­sa no prê­mio Jo­vens Ar­qui­te­tos.

/R. João Moura, 1.144, Pi­nhei­ros

DES­CONS­TRU­ÇÃO CI­VIL (2017)

Mo­di­fi­ca­ções na fa­cha­da de um pré­dio pa­ra es­tu­dan­tes, que al­te­ra­ram a ar­qui­te­tu­ra re­pe­ti­ti­va da edi­fi­ca­ção. /R. Ca­sa do Ator, 99, Vi­la Olím­pia

Os três nas­ce­ram em uma ca­sa no Bu­tan­tã, zo­na oes­te, pro­je­ta­da por Mar­ce­lo Nits­che e o ar­qui­te­to Pau­lo Men­des da Rocha. Uma ram­pa li­ga­va a re­si­dên­cia à rua. An­da­vam de ska­te ou bi­ci­cle­ta e, por es­sa vi­vên­cia, va­lo­ri­zam a ar­te na rua e os es­pa­ços flui­dos. “Eu me lem­bro de nos­sos pais mon­tan­do tra­ba­lhos en­quan­to a gen­te brin­ca­va de patins en­tre os pré­di­os da Bi­e­nal, no Ibi­ra­pu­e­ra. Fo­mos ab­sor­ven­do es­sas coi­sas sem per­ce­ber”, ana­li­sa João.

É um con­sen­so en­tre os ir­mãos que São Pau­lo é uma ci­da­de hos­til, que pou­co aju­da os mo­ra­do­res no sen­ti­do da lo­co­mo­ção. E tem mui­to a ser me­lho­ra­da —cal­ça­das mais li­sas, pré­di­os mais aber­tos, tra­ves­sas no meio das qua­dras. “Is­so ge­ra uma cons­tan­te von­ta­de de transformar”, diz Lua.

Em ter­mos de es­ca­la, o edi­fí­cio João Moura, pró­xi­mo da ave­ni­da Su­ma­ré, zo­na oes­te,

FO­TOS DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.