Um bis­trô in­fa­lí­vel

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Volta&mesa -

Aco­mi­da fran­ce­sa na ci­da­de vai bem, “mer­ci” (co­mo com­pro­vou es­ta re­vis­ta em O Me­lhor de são­pau­lo Res­tau­ran­tes, Ba­res & Co­zi­nha). Quan­do mo­ra­va per­to do Pa­ca­em­bu, o Ici Bis­trô era meu res­tau­ran­te de ca­sa, era lá que mar­ca­va reu­niões, degustações, usa­va co­mo sa­la de vi­si­ta. Lem­bro de óti­mos jan­ta­res com pro­du­to­res que lá pas­sa­ram, co­mo Je­an-Guil­lau­me Prats (en­tão do Cos d’Es­tour­nel) es­co­lhen­do raia pa­ra acompanhar seu vi­nho, um bor­do­zão.

Sem­pre gos­tei de che­gar a res­tau­ran­tes no exa­to mo­men­to em que abrem, dá pa­ra as­sis­tir a um pou­co da ten­são fi­nal an­tes da fun­ção. Um guar­da­na­po que fal­tou, o po­li­men­to de ta­ças, e tam­bém ob­ser­var a comédia hu­ma­na da che­ga­da dos co­men­sais. Não vou ao ci­ne­ma, pre­fi­ro uma me­sa de can­to de on­de se ve­ja to­do o sa­lão, é di­ver­são ga­ran­ti­da.

Pre­sen­ci­ei o aper­fei­ço­a­men­to até a per­fei­ção do ste­ak tar­ta­re, do pain per­du.

A tar­te ta­tin do Ici Bis­trô, em Hi­gi­e­nó­po­lis

En­tão me mu­dei. O Ici fi­cou lon­ge, dei­xou de ser al­can­ça­vel a pé.

Deu sau­da­de do lu­gar, não da mi­nha vi­da ali, não sou nos­tál­gi­co, o tem­po de Pa­ca­em­bu pas­sou, gos­to mais das me­mó­ri­as dos ou­tros, co­mo as de Proust. Mas pre­ci­sei ce­le­brar es­sa lon­ge­vi­da­de de um bis­trô in­fa­lí­vel.

E co­mi bem. Nes­sa dé­ca­da e meia de exis­tên­cia, não só o Ici fi­cou re­don­do, co­mo a ofer­ta de pro­du­tos me­lho­rou. Os quei­jos da Ser­ra das An­tas me sa­tis­fa­zem mui­to. O pont l’éve­que e o re­blo­chon são ex­tra­or­di­ná­ri­os. O tru­que é com­prar e ter­mi­nar de afi­nar em ca­sa, eles ven­dem quei­jos um pou­co ao gos­to bra­si­lei­ro, le­ve­men­te an­tes da ho­ra per­fei­ta de con­su­mo. Eu com­pro, dei­xo pas­sar um bom tem­po até que fi­quem de mas­sa pas­to­sa, aro­má­ti­cos. Brin­co que es­tão no pon­to quan­do co­me­çam a an­dar e fa­lar.

Co­mi a ma­ra­vi­lho­sa costela com azei­to­nas, e a gran­de tar­te ta­tin, que já foi te­ma des­ta co­lu­na. Bem que­ria um Ici pa­ra al­can­çar a pé.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.