Es­pa­gue­te a alho e ódio?

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - A Gourmet -

Aca­bo de vol­tar de um dos pa­raí­sos na Ter­ra pa­ra gu­lo­sos co­mo eu: San Se­bas­tián, no País Bas­co. Pre­ten­dia con­tar a vo­cês o que co­mi de me­lhor e com­par­ti­lhar di­cas. Mas meu as­som­bro com o atu­al es­ta­do das coi­sas no Bra­sil fa­lou mais al­to e re­sol­vi dei­xar pa­ra fa­lar da Es­pa­nha em ou­tra ho­ra. No­ta­ram co­mo o cli­ma de dis­cór­dia rai­vo­sa, que pai­ra no ar por cul­pa das elei­ções, in­fil­trou-se até na gastronomia?!

Re­cu­so-me a rein­fla­mar a po­lê­mi­ca em tor­no do post da chef He­le­na Riz­zo em re­pú­dio ao Bol­so­na­ro —já deu mui­to pa­no pa­ra a man­ga. Nun­ca o Ma­ní, o res­tau­ran­te de­la, foi tão fa­la­do nas mí­di­as im­pres­sas e so­ci­ais. A ava­lan­che de crí­ti­cas pe­sa­das foi avas­sa­la­do­ra. Quan­to ódio! As­sus­ta­ram-me as men­sa­gens dei­xa­das na cai­xa de comentários de um ve­lho e in­sig­ni­fi­can­te ví­deo que eu ha­via pos­ta­do da chef no YouTu­be cin­co anos atrás.

“Es­sa Riz­zo nas­ci­da do ovo cho­ca­do por Lú­ci­fer”, es­cre­veu cer­to de­sa­jus­ta­do que che­gou ao pon­to de xin­gar tan­to a mim co­mo a chef de “su­jas”. Re­ce­bi tam­bém por WhatsApp um ví­deo su­pos­ta­men­te fei­to por um fun­ci­o­ná­rio mos­tran­do ou­tro res­tau­ran­te de­la, o Ma­ni­o­ca, às mos­cas em ple­no ho­rá­rio de al­mo­ço (des­con­fio que se­ja fal­si­fi­ca­do, nes­sa era de fa­ke tu­do).

Em que tem­po vi­ve­mos? De on­de sur­giu tan­ta gen­te rai­vo­sa? Quan­do é que ter­mi­na­rá o bom­bar­deio de me­mes e men­sa­gens de WhatsApp me­ten­do po­lí­ti­ca e gastronomia no mes­mo sa­co de ga­tos?

Gra­ças às to­ne­la­das diá­ri­as de posts de po­lí­ti­ca nas mí­di­as so­ci­ais, eu sei que Janaína Ru­e­da re­pu­dia o Bol­so­na­ro e que Fe­li­pe Bron­ze vo­tou no Amo­e­do. Elo­quen­te e en­gra­ça­do, Rapha­el Des­pi­ri­te, do Fe­cha­do pa­ra Jan­tar, man­da ver em seu Facebook. Um exem­plo des­te mês: “Eu já ti­nha apren­di­do a su­pe­rar a ‘es­quer­da bur­ger gour­met’, que ido­la­tra de ma­nei­ra do­en­tia o Lu­la... mas ain­da não con­se­gui en­go­lir es­sa ‘di­rei­ta Out­back’ que ido­la­tra ce­ga­men­te o Bol­so”.

É na­tu­ral que es­te­ja­mos ab­sor­tos por es­sa elei­ção e que sen­ti­men­tos à flor da pe­le tra­du­zam-se em posts. Mas tam­bém é na­tu­ral que es­te­ja­mos far­tos de ler e ou­vir opi­niões con­tra e a fa­vor de can­di­da­to A ou B em mí­di­as e am­bi­en­tes nor­mal­men­te apo­lí­ti­cos. Pe­gan­do em­pres­ta­da uma fra­se de Des­pi­ri­te, do­min­go que vem “vai ter spaghet­ti a alho e ódio de jan­tar”. Es­pe­ro que, de so­bre­me­sa, o pós-elei­ção nos tra­ga do­çu­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.