His­tó­ria sem fim

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Teatro -

Em seu con­to “O Imor­tal”, pu­bli­ca­do em fins dos anos 1940 na co­le­tâ­nea “O Aleph”, o ar­gen­ti­no Jor­ge Luis Bor­ges bor­ra a fron­tei­ra en­tre mor­te e vi­da, fi­ni­to e in­fi­ni­to. E é jus­ta­men­te num li­mi­ar —aqui de re­a­li­da­de e fic­ção— que tra­fe­ga a adap­ta­ção te­a­tral do tex­to, que ago­ra es­treia em São Pau­lo.

É Gi­se­le Fróes quem en­tra em ce­na, di­ri­gi­da por Adriano Gui­ma­rães. Por ve­zes é ela mes­ma, a atriz. Nou­tras, ela vi­ve Mar­co Fla­mí­nio Ru­fo, o tri­bu­no mi­li­tar do Im­pé­rio Ro­ma­no que par­tiu em bus­ca da ci­da­de dos imor­tais, co­mo des­cri­to por Bor­ges no con­to —que, no pal­co, é in­ter­pre­ta­do na ín­te­gra.

Ou­tra adap­ta­ção li­te­rá­ria, des­ta vez do bra­si­lei­ro Gui­ma­rães Ro­sa, re­tor­na ao car­taz em no­vem­bro. Bia Les­sa vol­ta a apre­sen­tar sua ver­são de “Gran­de Ser­tão: Ve­re­das”, fei­ta nu­ma es­pé­cie de ins­ta­la­ção e com Caio Blat no pa­pel do ja­gun­ço Ri­o­bal­do. Além das ses­sões, ha­ve­rá en­con­tros com a di­re­to­ra so­bre o pro­ces­so de cri­a­ção de “Tra­ves­sia”, ver­são ci­ne­ma­to­grá­fi­ca da sua mon­ta­gem. /O Imor­tal. /Gran­de Ser­tão: Ve­re­das.

Mu­lher do fim do mun­do

El­za So­a­res é ce­le­bra­da em mu­si­cal que re­tra­ta sua vi­da e car­rei­ra. Não se tra­ta, po­rém, de um formato tra­di­ci­o­nal de bi­o­gra­fi­as. São se­te as atri­zes que in­ter­pre­tam a per­fi­la­da —uma po­li­fo­nia que re­pre­sen­ta as vá­ri­as fa­ce­tas da can­to­ra—, e es­se elen­co fe­mi­ni­no ain­da dá cor­po a ou­tros per­so­na­gens, co­mo o jo­ga­dor Gar­rin­cha, com quem El­za man­te­ve um no­tó­rio re­la­ci­o­na­men­to. A his­tó­ria de “El­za, o Mu­si­cal”, es­cri­ta por Vi­ní­cius Cal­de­ro­ni e di­ri­gi­da por Du­da Maia, tam­pou­co é cro­no­ló­gi­ca: em­ba­ra­lha fa­tos e tam­bém mú­si­cas re­cen­tes com su­ces­sos an­ti­gos. Ain­da que so­lar, a pe­ça pas­sa por fa­tos du­ros da vi­da de El­za, co­mo a mor­te dos fi­lhos e a vi­o­lên­cia do­més­ti­ca, além de tra­zer re­fe­rên­ci­as a ou­tras mu­lhe­res ne­gras, co­mo a ve­re­a­do­ra as­sas­si­na­da Ma­ri­el­le Fran­co.

/Sesc Pi­nhei­ros. R. Pa­es Le­me, 195. Qui. a sáb.: 21h. Dom. e fe­ri­a­dos: 18h. De 18/10 a 18/11. 120 min. 14 anos. In­gr.: R$ 15 a R$ 50.

Gi­se­le Fróes no mo­nó­lo­go ‘O Imor­tal’

As se­te atri­zes que in­ter­pre­tam El­za So­a­res no mu­si­cal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.