A li­ção de To­ko

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Bichos -

Ele che­gou em um 6 de agos­to, dia de Bom Je­sus, o pa­dro­ei­ro da ci­da­de. Veio com os de­vo­tos que ha­vi­am an­da­do 19 km des­de Ta­tuí. Era jo­vem e nun­ca mais foi em­bo­ra. Nos úl­ti­mos dez anos, tor­nou-se uma das fi­gu­ras mais que­ri­das da pe­que­na ci­da­de de Qua­dra, nas pro­xi­mi­da­des de Sorocaba. Não per­dia uma apre­sen­ta­ção de te­a­tro, um cam­pe­o­na­to de fu­te­bol, uma fes­ta, um ve­ló­rio, uma pro­cis­são.

De gra­va­ta, en­trou na fren­te de al­gu­mas noi­vas na Igre­ja Ma­triz. Igre­ja, aliás, na qual sem­pre te­ve um ta­pe­ti­nho re­ser­va­do du­ran­te a mis­sa.

Foi em um des­se even­tos co­mu­ni­tá­ri­os que To­ko mor­reu, na se­ma­na pas­sa­da, de for­ma cru­el, no Dia de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da.

Um dos ro­jões que anun­ci­a­vam a pro­cis­são fa­lhou e caiu no chão. Aca­bou abo­ca­nha­do e es­tou­rou na bo­ca do vi­ra-la­ta.

O epi­só­dio le­vou mo­ra­do­res de Qua­dra a se or­ga­ni­za­rem pa­ra pe­dir à pre­fei­tu­ra a res­tri­ção da quei­ma de fo­gos —mo­vi­men­to que tem ade­são de ci­da­des de mui­tos paí­ses e po­de pou­par ou­tros cães co­mu­ni­tá­ri­os, po­pu­la­ção em cres­ci­men­to por lá. Na ci­da­de de São Pau­lo, sol­tar fo­gos ba­ru­lhen­tos é proi­bi­do des­de maio.

Pa­ra To­ko, res­ta a ho­me­na­gem: ele vai en­trar pa­ra a his­tó­ria ofi­ci­al do mu­ni­cí­pio e se­rá o pri­mei­ro per­so­na­gem da cul­tu­ra lo­cal a ga­nhar uma es­tá­tua na pra­ça cen­tral, on­de cos­tu­ma­va dor­mir nos di­as mais quen­tes.

“Nos di­as fri­os, ele dor­mia na ca­sa de um, de ou­tro. To­ko era mui­to im­por­tan­te pa­ra nós”, diz o di­re­tor de Cul­tu­ra, Es­por­te, Tu­ris­mo e La­zer, Be­ne­ma­ri Su­li­vam, 32, o au­tor da ideia da es­tá­tua. Be­ne­ma­ri diz que os co­mer­ci­an­tes já se pron­ti­fi­ca­ram a fi­nan­ci­ar a es­cul­tu­ra, que te­rá uma pla­ca con­tan­do exa­ta­men­te es­sa his­tó­ria.

A ho­me­na­gem, a gen­te sa­be, não mu­da o des­fe­cho do ca­so, mas, se­gun­do Be­ne­ma­ri, o epi­só­dio pa­re­ce ter ser­vi­do pa­ra unir os qu­a­se 4.000 mo­ra­do­res de Qua­dra em de­fe­sa dos ani­mais.

É um alen­to nes­ses di­as bi­cu­dos nos qu­ais, pa­ra re­a­gir, pa­re­ce que te­mos mes­mo que ba­ter no fun­do do po­ço.

Em tem­po: mui­tos mo­ra­do­res de Qua­dra di­zem que ten­ta­ram ado­tar To­ko, mas que ele es­ca­pa­va e vol­ta­va a an­dar pe­la ci­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.