Fo­me ale­mã

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Volta&mesa -

Por al­gu­ma ra­zão, que te­nho pre­gui­ça de pes­qui­sar, Mo­e­ma é um bair­ro ale­mão ou, pe­lo me­nos, on­de se con­cen­tram mais res­tau­ran­tes ale­mães em São Pau­lo. Nos anos de fa­cul­da­de, na mi­nha re­mo­ta ju­ven­tu­de, tí­nha­mos um gru­po que se reu­nia no res­tau­ran­te Al­pi­no, on­de se dis­cu­tia on­to­lo­gia com sa­la­da de ba­ta­tas e exis­ten­ci­a­lis­mo com tor­ta de ma­çã. Re­pe­tin­do, sem sa­ber, ati­tu­des fi­lo­só­fi­cas fran­ce­sas.

Já ti­nha si­do pi­ca­do pe­la mos­ca do vi­nho, mas era produto mui­to ra­ro e bem mais ca­ro que ago­ra. Be­bia pou­co, não fu­ma­va, ape­sar de que ser exis­ten­ci­a­lis­ta sem um ci­gar­ro na bo­ca é es­qui­si­to. Fa­la­va mui­to, di­ver­gia bas­tan­te e co­mia chu­cru­te e kas­s­ler.

A fo­me des­ta co­mi­da se in­ten­si­fi­cou nos tem­pos que pas­sei em Ber­lim, com a subs­ti­tui­ção do Al­pi­no pe­la ida se­ma­nal ao Pra­ter Gar­ten pa­ra um pa­to com re­po­lho ro­xo. O Pra­ter é uma ve­lha cer­ve­ja­ria, que fi­cou no la­do da an­ti­ga RDA (a par­te co­mu­nis­ta, a Les­te) qu­an­do ha­via o mu­ro e guar­dou a mes­ma ca­ra na Ale­ma­nha uni­fi­ca­da.

An­tes que dur­ma com lem­bran­ças tão pro­sai­cas, con­to rá­pi­do que con­ti­nuo com a fo­me ale­mã se­ma­nal e vou pes­qui­san­do os lu­ga­res pau­lis­ta­nos. O da vez foi o Windhuk. É en­gra­ça­do per­ce­ber que es­ses lu­ga­res fi­cam pa­ra­dos no tem­po (é elo­gio) e vi­ra­ram uma hi­per-re­a­li­da­de do que já se mo­der­ni­zou na ori­gem. São bávaros na de­co­ra­ção e têm um cli­ma de Ok­to­ber­fest, sem a bal­búr­dia.

No Windhuk não hou­ve dis­cus­são, pe­di o gi­gan­tes­co chu­cru­te gar­nie, cu­jo no­me fui pes­qui­sar. É um chu­cru­te de re­po­lho guar­ne­ci­do por to­das as car­nes pen­sá­veis, de por­co, é cla­ro: jo­e­lho, cos­te­le­ta e ba­con de­fu­ma­dos, sal­si­chas bran­ca, pre­ta, sal­si­chão e uma com co­mi­nho.

Tem as ver­sões fri­ta ou co­zi­da, gos­to das du­as. Jo­e­lho de por­co é pe­sa­do, tal­vez por is­so se­ja o no­me até de ban­da de punk rock.

Chu­cru­te gar­nie do Windhuk

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.