BRA­SIL, BRA­SI­LEI­RO

Res­tau­ran­te Sa­tú abre no Bai­xo Pi­nhei­ros com co­zi­nha as­si­na­da por Flá­vio Miya­mu­ra e só­ci­os do Nou e Ne­gro­ni

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Comer - Ma­rí­lia Mi­ra­gaia

Ta co­mi­da, a mú­si­ca, o mo­bi­liá­rio. “Me­nos o chef”, brin­ca o co­zi­nhei­ro de as­cen­dên­cia nipô­ni­ca Flá­vio Miya­mu­ra. Ele é o res­pon­sá­vel gas­tronô­mi­co da em­prei­ta­da, que inaugura até dia 15 des­te mês no mi­o­lo do ba­da­la­do Bai­xo Pi­nhei­ros. Seus só­ci­os têm qui­lo­me­tra­gem no bair­ro —e aju­da­ram a fir­mar sua vo­ca­ção. Amil­car Aze­ve­do abriu ali o Nou há dez anos e seu só­cio, Pau­lo Sou­sa, o bar Ne­gro­ni há dois.

E o que es­pe­rar da co­zi­nha? O mes­mo da tri­lha so­no­ra, “que é bra­si­lei­ra mas não é Elis Re­gi­na”, brin­ca Amil­car. A ideia é tra­ba­lhar com in­gre­di­en­tes na­ci­o­nais —fei­jões, fa­ri­nhas, pei­xes— sem se ape­gar ao re­cei­tuá­rio re­gi­o­nal clás­si­co.

Co­mo, por exem­plo, num ri­so­to de fru­tos do mar com tu­cu­pi ne­gro no lu­gar de tin­ta de lu­la. Ou brin­car com co­mi­di­nhas do nos­so ima­gi­ná­rio —já pen­sou em re­ce­ber ras­pa­di­nha no lu­gar de sor­bet?

É a pri­mei­ra vez que Miya­mu­ra fin­ca os dois pés na cu­li­ná­ria na­ci­o­nal. Mes­mo que pes­qui­sas­se aqui e ali (co­mo qu­an­do tra­ba­lhou no D.O.M.), seu es­ti­lo pre­ci­so e cri­a­ti­vo car­re­ga mais re­fe­rên­ci­as asiá­ti­cas. “Nun­ca quis ser ro­tu­la­do as­sim e é um de­sa­fio fa­zer co­zi­nha bra­si­lei­ra, mas tam­bém uma gran­de von­ta­de”, diz.

Es­sa mis­tu­ra de bra­si­li­da­de se­gue no bar (com in­fu­sões e be­bi­das) e na car­ta de vi­nhos, 100% na­ci­o­nal. Tam­bém do­mi­na o am­bi­en­te, in­for­mal-mais-pro-des­co­la­do com me­sas no lu­mi­no­so sa­lão, na va­ran­da e no jar­dim aos fun­dos, de fren­te pa­ra a co­zi­nha. Uma par­te dos uten­sí­li­os, aliás, vem do sul da Bahia —a mes­ma re­gião da la­goa do Sa­tú, em Ca­raí­va, que dá no­me à ca­sa.

/R. Fer­rei­ra de Araú­jo, 450, Bai­xo Pi­nhei­ros. Seg. à sáb.: 19h às 24h; dom.: 12h às 17h

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.