De Gre­gó­rio 9° a Agui­nal­do Sil­va

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Bichos -

Vo­cê po­de até não gos­tar de ga­tos nem de no­ve­las, mas pro­va­vel­men­te, ao lon­go das úl­ti­mas se­ma­nas, ou­viu fa­lar de León, o ga­to pre­to que vi­ra ho­mem e rou­ba a ce­na no fo­lhe­tim das no­ve da TV Globo. O au­tor, Agui­nal­do Sil­va, tem di­to que a cor do fe­li­no foi es­co­lhi­da de for­ma pro­po­si­tal, exa­ta­men­te pa­ra com­ba­ter a su­pers­ti­ção se­gun­do a qual o ga­to pre­to tem pac­to com for­ças de­mo­nía­cas e dá azar.

Es­sa é uma das mui­tas dis­tor­ci­das idei­as que ga­nha­ram for­ça na Ida­de Mé­dia. Con­si­de­ra­dos di­vin­da­des pe­los po­vos da An­ti­gui­da­de, os ga­tos (es­pe­ci­al­men­te os pre­tos) pas­sa­ram a ser as­so­ci­a­das às tre­vas e à ma­gia ne­gra, o que, so­ma­do aos há­bi­tos no­tur­nos da es­pé­cie, fez mui­ta gen­te acre­di­tar que eles ti­nham re­la­ções com se­res do mal.

Em 1232, o pa­pa Gre­gó­rio 9° le­vou o bes­tei­rol ao ex­tre­mo, ao in­cluir os ga­tos (es­pe­ci­al­men­te os pre­tos) na lis­ta dos se­res he­re­ges, con­de­nan­do mui­tos de­les a quei­mar na fo­guei­ra da San­ta In­qui­si­ção. Foi o au­ge da perseguição a es­ses ani­mais, que du­rou sé­cu­los.

A loucura co­le­ti­va pro­pa­ga­da pe­la In­qui­si­ção cus­tou ca­ro: a re­du­ção da po­pu­la­ção fe­li­na foi um dos fa­to­res que aju­da­ram na pro­li­fe­ra­ção dos ro­e­do­res e, in­di­re­ta­men­te, na dis­se­mi­na­ção da pes­te ne­gra pe­la Eu­ro­pa.

Ain­da as­sim, só em 1630, na Fran­ça, o rei Luís 13 proi­biu for­mal­men­te a perseguição aos ga­tos pre­tos, em uma ten­ta­ti­va de pôr fim a sé­cu­los de maus-tra­tos.

Ain­da ho­je, no en­tan­to, mui­tas ONGs im­pe­dem a ado­ção de ga­tos pre­tos nos di­as que an­te­ce­dem as sex­tas-fei­ras 13 por me­do que os bi­cha­nos aca­bem sa­cri­fi­ca­dos em ri­tu­ais.

Se León, o da no­ve­la, ser­vir pa­ra re­du­zir epi­só­di­os co­mo es­ses, to­da es­sa con­ver­sa já te­rá va­li­do a pe­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.