À FOR­ÇA

Ex-se­na­dor do PT pro­tes­ta­va con­tra rein­te­gra­ção de pos­se, pe­di­da pe­la ges­tão Had­dad, de ter­re­no da pre­fei­tu­ra

Folha de S.Paulo - - Front Page -

PMs de­têm Edu­ar­do Su­plicy (PT) du­ran­te pro­tes­to con­tra rein­te­gra­ção de pos­se pe­di­da pe­la ges­tão Had­dad em São Pau­lo; pa­ra o ex-se­na­dor, o ato foi tru­cu­len­to —o go­ver­no de SP dis­se que ele in­sis­tiu em obs­truir ação

Pe­tis­ta clas­si­fi­cou ação da PM co­mo tru­cu­len­ta; go­ver­no Alck­min diz que ele ‘tu­mul­tu­ou rein­te­gra­ção de pos­se’

O ex-se­na­dor Edu­ar­do Su­plicy (PT) foi de­ti­do pe­la Po­lí­cia Mi­li­tar nes­ta se­gun­da (25) du­ran­te rein­te­gra­ção de pos­se, pe­di­da pe­la ges­tão Fer­nan­do Had­dad (PT), de um ter­re­no de 11 mil m² que per­ten­ce à pre­fei­tu­ra no Jar­dim Ra­po­so Ta­va­res, na zo­na oes­te da ca­pi­tal pau­lis­ta.

Su­plicy, que dei­xou a pas­ta de Di­rei­tos Hu­ma­nos da ges­tão Had­dad em abril pa­ra se can­di­da­tar a ve­re­a­dor, cha­mou de ina­cei­tá­vel e tru­cu­len­ta sua de­ten­ção.

O go­ver­no do Es­ta­do, por sua vez, cri­ti­cou a ação do ex­se­na­dor pe­tis­ta.

“A tru­cu­lên­cia da Po­lí­cia Mi­li­tar do go­ver­no Alck­min é ina­cei­tá­vel. Se fa­zem is­so com um ex-se­na­dor da Re­pú­bli­ca, ima­gi­ne o que so­fre a po­pu- la­ção que tan­to pre­ci­sa de apoio”, dis­se o pe­tis­ta em sua pá­gi­na em uma re­de so­ci­al.

Ele foi le­va­do ao 75º DP pa­ra pres­tar de­poi­men­to.

“Fi­quei com re­ceio de que pu­des­se ha­ver uma ce­na de vi­o­lên­cia qua­se que in­con­tro­lá­vel. Fa­lei: ‘Vou me dei­tar aqui pa­ra pre­ve­nir e evi­tar qual­quer vi­o­lên­cia’”, afir­mou Su­plicy na de­le­ga­cia. Ele diz que foi de­ti­do após re­cu­sar o pe­di­do de du­as ofi­ci­ais de Jus­ti­ça pa­ra que se le­van­tas­se.

“Te­ve um mo­men­to em que es­ta­vam me le­van­do com uma cer­ta for­ça, mas eu cha­mei a aten­ção, fa­lei ‘olha, des­se jei­to vo­cê vai que­brar o meu bra­ço’, e aí eles me le­va- ram com mai­or res­pei­to.”

Em no­ta, a ges­tão Ge­ral­do Alck­min (PSDB) dis­se “la­men­tar que o ex-se­na­dor Edu­ar­do Su­plicy te­nha apro­vei­ta­do a fra­gi­li­da­de de fa­mí­li­as pa­ra tu­mul­tu­ar uma rein­te­gra­ção de pos­se em cum­pri­men­to a uma or­dem ju­di­ci­al so­li­ci­ta­da pe­la Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo, do­na do ter­re­no”.

A no­ta afir­ma ain­da que Su­plicy in­sis­tiu na obs­tru­ção da via mes­mo após ne­go­ci­a­ção, e que, por is­so, a ofi­ci­al de Jus­ti­ça deu a or­dem de pri­são e “à PM, cou­be cum­prir a de­ci­são ju­di­ci­al”. EQUÍ­VO­CO Ques­ti­o­na­do se hou­ve equí­vo­co na ação da PM, o se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do Es­ta­do, Má­gi­no Al­ves, afir­mou na tar­de des­ta se­gun­da que Su­plicy não de­ve­ria ter ido ao lo­cal.

“Equí­vo­co, se hou­ve, hou­ve do se­na­dor Su­plicy de com­pa­re­cer a um lo­cal on­de já ha­via uma si­tu­a­ção con­tur­ba­da, des­de as 3h já ha­via uma si­tu­a­ção fa­vo­rá­vel a ocor­rer in­ci­den­tes”, afir­mou.

“Não pos­so con­cor­dar que al­guém que até pou­co tem­po fez par­te da ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal vá con­tra­ri­ar uma ação que es­ta­va sen­do pro­mo­vi­da pe­la Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo, is­so me pa­re­ce um con­tras­sen­so.”

Des­de a che­ga­da da Po­lí­cia Mi­li­tar, de ma­dru­ga­da, ma­ni­fes­tan­tes pro­tes­ta­vam no lo­cal. Eles fi­ze­ram bar­ri­ca­das e ate­a­ram fo­go na rua. A Tro­pa de Cho­que da PM lan­çou bom­bas de gás la­cri­mo­gê­neo e de efei­to mo­ral pa­ra dis­per­sar o gru­po.

O ter­re­no per­ten­ce à Sub­pre­fei­tu­ra do Bu­tan­tã. Se­gun­do a ges­tão Had­dad, a área apre­sen­ta al­to ris­co de de­sa­ba­men­to, o que in­vi­a­bi­li­za cons­truir mo­ra­di­as po­pu­la­res.

A pre­fei­tu­ra diz que a De­fe­sa Ci­vil mu­ni­ci­pal es­tu­dou a pos­si­bi­li­da­de de re­ti­rar ape­nas par­te dos bar­ra­cos, mas con­cluiu que is­so co­lo­ca­ria os de­mais em ris­co, por cau­sa da fra­gi­li­da­de do con­jun­to.

De acor­do com o gru­po de mo­ra­do­res, as fa­mí­li­as não têm pa­ra on­de ir nem re­ce­be­ram aju­da da pre­fei­tu­ra.

Uri­el Punk/Fu­tu­ra Press/Fo­lha­press

Uri­el Punk/Fu­tu­ra Press/Fo­lha­press

Po­li­ci­ais mi­li­ta­res de­têm Su­plicy du­ran­te rein­te­gra­ção de pos­se na zo­na oes­te de SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.